Resenha Do Livro Julgamento Da Avaliacao Em 3atos

764 palavras 4 páginas
Disciplina
Avaliação e Aprendizagem

Professora
Flávia Lorena de Araújo

Aluna
Aledi Santos França da Silva

Resenha do Livro

Avaliação Educacional em Três Atos de Léa Depresbiteris

Sobre a autora:
Pedagoga. Mestre em tecnologia educacional. Doutora em ciências da educação. Mediadora no Programa de Enriquecimento Instrumental, Icelp, Israel. Consultora de projetos de educação/saúde. Docente em programas de formação de professores.

Ato I

No Ato 1 a autora relata uma audiência no tribunal em que uma testemunha é interrogada contra a ré que é a avaliação. A testemunha relata que sempre teve medo de ser avaliada tanto na vida escolar quanto na profissional. Com a forma de avaliação ela se sentia ameaçada e punida pelos professores o que marcou toda sua vida, principalmente na área profissional. A segunda testemunha fala sobre as funções da avaliação que é diagnóstica, formativa e somativa. A função diagnóstica permite detectar a existência ou não de pré-requisitos para que se efetue a aprendizagem, a formativa consiste no fornecimento de informações que orientarão na melhoria dos desempenhos dos estudantes durante o processo, para evitar problemas. Já a função somativa implica fornecimento de informações a respeito do valor final do desempenho do educando.

Ato II

O Ato 2 fala sobre Clélia que desejava muito obter o cargo de técnica na equipe de avaliação daquela instituição educacional. Ela estava se preparando para fazer a prova de um concurso publico e tinha que saber todos os assuntos em menos um mês. Mesmo tendo feito Faculdade de Pedagogia e curso de especialização e avaliação educacional, ela certamente precisaria de mais tempo para rever tudo que iria cair na prova. Clélia atende ao telefone onde do outro lado da linha estava Tereza sua amiga que convidava para ir ao cinema, mas ela estava tão aflita na duvida se fazia o concurso ou não que recusou o convite para sair. Tereza vendo que

Relacionados