Resenha do livro - iracema

Páginas: 3 (656 palavras) Publicado: 27 de agosto de 2012
José Martiniano de Alencar é um dos maiores escritores brasileiros. Autor da obra Iracema, um dos romances mais estudados. O livro composto por 33 capítulos, narrado na terceira pessoa mostra odesenrolar de um romance entre Martim, colonizador português e Iracema, índia Tabajara. O livro conta uma história tão linda que é considerado um poema.

A narração começa quando Martim vai a caçacom seu amigo Poti, índio Pitiguara tribo inimiga dos Tabajaras, e se perde entrando assim no território rival, inesperadamente ele encontra Iracema que se assusta com sua presença e lhe acerta umaflexa, mas quando ela o vê sente-se arrependida e quebra a flexa simbolizando a amizade entre ele e sua tribo. Ela o leva para a cabana de seu pai, o Pajé Araquém onde é bem tratado e recebido, então eleresolve esperar Caubi, irmão da índia para que ele pudesse levá-lo de volta às terras da tribo Pitiguara, nesse meio tempo Iracema apaixona-se por Martim, mas isso é considerado traição pela suatribo, já que ela é a guardiã do segredo de Jurema, planta alucinógena que é a maior arma dos Tabajaras, não podendo portanto, jamais relacionar-se com nenhum homem. Os apaixonados resolvem fugir e contarcom a ajuda de Poti, deixando Irapuã, chefe dos guerreiros da tribo Tabajara e aliados dos Franceses com raiva por terem "roubado" Iracema. Decide vingar-se arrumando uma guerra contra os Pitiguarasque são aliados dos portugueses, mas ele não contava com a derrota de sua tribo, e tiveram que recuar.

Iracema, coitada, além de ver parte de sua tribo morta, tem que conviver com a ausêcia deseu esposo, pois ele sente saudade de sua pátria e afasta-se dela, ou seja, ela está sem sua tribo e sem seu esposo. Mas o amor dela é tão grande que se sente culpada por ver seu amado triste, eladescobre que está grávida e sabendo que é o motivo da tristeza de Martim decide morrer para que ele pudesse ficar livre dela e voltar para sua terra. Martim e Poti são chamados para um combate e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha Livro Iracema
  • Resenha Critica Livro Iracema
  • Resenha do livro iracema
  • Resenha do livro iracema
  • RESENHA CRITICA DO LIVRO IRACEMA
  • O Livro Iracema
  • Livro Iracema
  • Livro Iracema

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!