Resenha do livro introdução a economia

Páginas: 10 (2462 palavras) Publicado: 30 de junho de 2011
Resenha do Livro Introdução a Economia – Cap. 1 e 2.

Capítulo I - Dos Preços ao Valor
1. Introdução
* Esse estudo se refere a “economias de mercado”, ou seja, economias em que a maior parte da produção é dividida em unidades especializadas que vendem o que produzem sob forma de mercadorias.
* Mercadoria é um produto que não se destina ao consumo do próprio produtor, mas à venda.
*Numa “economia de mercado” cada unidade tem liberdade para decidir o que vai produzir, quanto vai produzir e quanto vai cobrar por cada bem ou serviço. Assim como os consumidores têm liberdade para decidir quanto vai comprar de cada mercadoria.
2. Leis de Mercado
* Numa “economia de mercado” o vendedor fixa o preço.
* Em cada ramo de produção existe um grande número de vendedores. Omonopólio existe, excepcionalmente, quando o caráter técnico do produto não admite concorrência (Monopólio Natural). Exemplo: Sistema Telefônico, Energia Elétrica, Sistema de Transporte, etc.
* No oligopólio existem poucos vendedores, porém mais de um, o que caracterizaria o monopólio. Chamamos de Concorrência quando o número de vendedores é bastante extenso, essa última favorece os consumidores,pois adquirem um produto de mais qualidade por baixo preço.
3. Tipos de Mercadorias
* Existem 2 tipos de mercadorias.
* A elástica aos preços, nas que a produção pode ser aumentada na medida do aumento do consumo. Constituídas em geral por produtos industriais e serviços. Exemplo: automóveis, hotéis, restaurantes, etc.
* E as inelásticas, sua produção dificilmente é alterada.Constituídas basicamente por produtos agrícolas, essas mercadorias sofrem limitações externas para sua produção, como clima, tempo, disponibilidade dela na natureza, tecnologia, etc. Exemplo: soja, petróleo, etc.

4. Os Preços dos Produtos Elásticos
* Formam-se basicamente pelo custo de produção acrescido da margem de lucro, o Mark-up, que corresponde entre 5% e 10% do custo de produção.
5. OsPreços dos Produtos Inelásticos
* O preço varia inversamente ao volume produzido. É fixado num sistema de leilão, onde o comprador determina o preço final.
* Toma-se em conta a quantidade produzida daquele produto no período. Os preços resultam da especulação, com a quantidade disponível e a quantidade desejada pelo produto no mercado. Quanto maior a procura e menor a oferta, maior o preço evice-versa.
* Tenta-se conter essa especulação com a formação de reservas desses produtos, porém esse controle é, geralmente, ineficaz.
6. Os Preços Políticos
* Pode ocorrer da formação do preço ser inteiramente política, resultante da relação entre Estados comprados e Estados vendedores. Um exemplo é o petróleo que depende das decisões da OPEP e da capacidade dos grandes paísescompradores de influenciar essas decisões.
7. Os Preços dos Produtos Padronizados
* O produto padronizado típico é a matéria-prima.
* Geralmente a qualidade dos produtos é a mesma, e há muitos vendedores e poucos compradores, um mercado oligopsônico.
* Quando há um único comprador no mercado este é chamado de monopsônico.
* Nestes casos o comprador é quem fixa o preço, ocasionando umlucro pequeno ao vendedor.
8. Os Preços dos Produtos Não-Padronizados
* O produto não-padronizado típico é o produto industrial para consumo individual.
* Os preços variam muito, pois o mesmo produto, mas com um marketing melhor que o concorrente, tem seu preço elevado por conta da marca.
* As grandes empresas, com capacidade de realizar um plano de marketing eficaz, dominam o mercadoatravés de uma concorrência monopólica contra as empresas mais frágeis, criando uma linha para o consumidor rico e outra para o pobre, que assim tem condições de adquirir o produto “de nome”.
* O produto direcionado ao público rico tem seu lucro maximizado, dando condições da linha direcionada ao público pobre ter um lucro mais reduzido.
9. Os Vários Tipos de Preços
* A maior parte dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha crítica do livro introdução a economia
  • Respostas do livro introdução a economia
  • Resumo Livro “Introdução a Economia”
  • Resenha Livro Introdução Psicologia
  • Resenha do livro uma introdução a historia
  • Resenha do livro: introdução à filosofia
  • resenha do livro "introdução à psicologia'"
  • Resenha do livro introdução a linguistica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!