Resenha do livro introdução ao estudo do direto warat

Páginas: 8 (1954 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
Universidade Federal de Goiás
Campus cidade de Goiás
Curso de Direito



Uélida Silva Bruno

RESENHA CRÍTICA DO LIVRO: “INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO” (LUIS ALBERTO WARAT) CAPS. II e VII

Cidade de Goiás
FEV/2013


Hermenêutica jurídica
Atividade referente a avaliaçãoparcial N1 , da disciplina de hermenêutica jurídica, do professor Eduardo Gonçalves, do segundo período de Direito, da Universidade Federal de Goiás.

Resenha crítica do livro: Introdução ao estudo do Direito, WARAT, Luis Alberto
Cap.II: Utopias, conceitos e cumplicidades na interpretação da lei e Cap. VII Mito , ideologia e convensimento

O professor e advogado argentino Luis Alberto Warat,lecionou por mais de 40 anos, muitos deles no Brasil, e publicou mais de 40 livros. Nos últimos anos, esteve ligado à Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.
Ele era doutor em Direito pela Universidade de Buenos Aires, Argentina e pós-doutor pela Universidade de Brasília, Brasil. Também foi professor do Mestrado e Doutorado em Direito na Universidade de Brasília; professortitular de Filosofia do Direito, Introdução ao Direito, Lógica e Metodologia das Ciências na Universidade de Morón e na Universidade de Belgrano em Buenos Aires; professor titular de Lógica e Metodologia de Ciências na Faculdade de Arquitetura e Engenharias da Universidade de Morón.
No Brasil, foi professor titular da Universidade Federal de Santa Maria (RS); coordenador e professor de Direito daUnisul-Tubarão (SC); professor titular de pós-graduação em Direito da UFSC; professor do Mestrado e do Doutorado em Direito na Unisinos; professor titular de Metodologia e Arbitragem da Faculdade de Direito do Centro de Mediação da Universidade Tuiuti do Paraná; professor titular do curso de Direito, mestrado e doutorado da UnB, professor emérito da Sesuc Florianopolis; professor titular domestrado de UFRJ; doutor honoris causa da Universidade Federal da Paraiba. E ainda: professor convidado do mestrado de Direito da URI Santo Ângelo Presidente da Associação Latino-americana de Mediação, Metodologia e Ensino no Direito.
Em um de seus mais importantes textos jurídicos, O Saber Crítico e Senso Comum Teórico dos Juristas, escrito em 1982, Warat destacou dois momentos decisivos para aelaboração de um discurso crítico na ciência jurídica: "primeiro, pela substituição do controle conceitual pela compreensão do sistema de significações; e segundo, pela introdução da temática do poder como forma de explicação do poder social das significações, proclamadas científicas". Ainda, constatou que "o conhecimento, na medida em que é purificado pela razão, limita, maldosamente a percepção dosefeitos políticos das verdades".
Em sua obra Introdução ao estudo do direito , o caro autor , vem a contribuir com o estudo da hermenêutica jurídica. A linguagem é a base das relações sociais, em razão disso, o direito sofre influência de como esta comunidade organiza o seu ordenamento jurídico. Que código comunicativo próprio pode ser estabelecido tendo como base a língua padrão, criando assim umuniverso semiológico. A linguagem, as normas, as leis, etc... dependem de uma correta interpretação. Toda linguagem tem um certo grau não eliminável de incertezas, é inevitável que o intérprete produza, ou ajude a produzir, o sentido daquilo que interpreta, não por um lado isolado, mas num processo de construção que tenha contribuição dos diversos métodos e técnicas de interpretação, que damos onome de hermenêutica. Neste processo de interpretação à busca da verdade da qual o direito se encarrega, a interpretação das leis visa pela “verdade absoluta” ou pelo menos pela real proximidade.
O termo hermenêutica, de origem grega, é possivelmente oriundo de "Hermes", o deus que, na mitologia grega, foi considerado o inventor da linguagem e a escrita. Hermes também tinha a função de trazer as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do livro "Uma introdução ao Estudo da Psicologia"
  • Trabalho introdução ao estudo do direto
  • Resenha do livro introdução a economia
  • Resenha Livro Introdução Psicologia
  • Resenha do livro uma introdução a historia
  • Resenha do livro: introdução à filosofia
  • resenha do livro "introdução à psicologia'"
  • Resenha do livro introdução a linguistica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!