Resenha do livro Gomorra de Roberto Saviano

Páginas: 3 (510 palavras) Publicado: 23 de fevereiro de 2014
Resenha

Livro: Gomorra – Roberto Saviano

O livro trata da história da máfia da “Camorra” no sul da Itália, especificamente na cidade de Nápoles. A narrativa começa com uma – quase exaustiva –descrição do submundo no porto de Nápoles, como porta de entrada de grande parte do contrabando da Europa. O autor entra no mundo da tão imaculada alta costura do norte da Itália e conta comofuncionam as confecções de peças de roupa de alta qualidade, que serão repassadas para o grande mercado de grifes do mundo. Apreciadas e usadas, inclusive, por estrelas de cinema. Além disso, ele explica que,grande parte dessas coleções, são produzidas em fábricas clandestinas, no interior da Itália. São produtos piratas da mais alta qualidade.
Roberto Saviano retrata a máfia como nenhum outrojornalista havia conseguido, antes, na história das grandes reportagens. Ele a expõe em seu pleno aspecto, nua e crua. Com muitos nomes, descrevendo os grandes chefões, as funções de cada um, o curso dodinheiro, os locais onde reuniões aconteciam, sobre roubos, assassinatos, torturas e, também, os lugares que usavam para despejar lixos tóxicos e cadáveres. O autor, nativo de Nápoles, com 31 anos,arriscou-se e se infiltrou em um dos clãs chineses pertencentes à Camorra, que é considerada a organização mafiosa mais perigosa da Itália.
Saviano consegue propor problemas mais complexos, além da disputade gangues e tráfico de entorpecentes. Surpreendentemente, a grande movimentação, além das drogas, são o roubo e a produção clandestina de utensílios das mais variadas ordens, como sapatos de marcasautênticas, que são roubados dos navios em alto mar, antes mesmo de ancorarem no porto. Eletroeletrônicos, oriundos da China e de muitos outros países do mundo. O fluxo da narrativa é denso e não temaquele “quê” de família, sempre com a mesa farta para discussões, como é descrito nos livros de Francis Coppola, O Poderoso Chefão. Na verdade, a grande família, quem compõe é um único componente....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resenha do livro relativizando de roberto da matta
  • Resenha do livro de roberto lobato correa
  • Resenha do livro "Carnavais, Malandros e Heróis de Roberto DaMatta."
  • Resenha crítica do livro de Roberto Lyra Filho
  • Resenha do livro "O que é Direito?", de Roberto Lyra Filho
  • Resenha do capítulo 11 do livro criatividade em propaganda (roberto menna barreto)
  • Resenha sobre o livro "O Espaço Urbano", de Roberto Lobato Corrêa
  • Resenha do cap.5 do livro Sobre o pensamento antropológico de Roberto Cardoso de Oliveira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!