resenha do livro generos literarios de angelica soares

Páginas: 5 (1049 palavras) Publicado: 19 de maio de 2014

PROENÇA FILHO, Domício. A linguagem literária. – 8. ed. – São Paulo: Ártica, 2007. 95 p. – (princípios: 49).
Resenhado por: Cristiane dos Santos Oliveira

Este livro apresenta os elementos que constituem o discurso literário e que a ele são peculiares, signo, discurso, significado, significante, mimese, salientando as diferenças que o caracterizam em relação à linguagem usada no cotidiano ea ligação entre cultura, língua e literatura. Além de examinar os conceitos que buscam definir a linguagem, como a complexidade, a multissignificação, o predomínio da conotação e a ênfase no significante, o autor também se detém nas características do discurso literário, explicando sua utilização nos vários gêneros.
O livro é composto em sete capítulos: Introdução; Literatura e linguagem; Alinguagem; Arte literária língua e cultura; Características do discurso literário; Vocabulário crítico e Bibliografia comentada.
O primeiro trata da comparação entre textos literários e textos não-literário. Deixa-se claro através de exemplos a relação entre a língua e literatura que acaba por se envolver na significação das palavras, bem como a distinção entre o texto escrito e o discursocotidiano. Ficando bem claro que a fala ou discurso é, no uso cotidiano, um instrumento da informação e da ação. A significação das palavras, nesse caso, tem por base o jogo de relações configuradoras do idioma que falamos. Vincula-se a uma verdade de correspondência.
Sendo que no discurso literário acontece de forma diferente.Este se encontra a serviço da criação artística.Mostra-se na obra de Domícioque o texto literatura é um objeto de linguagem ao qual se associa uma representação de realidade físicas sócias e emocionais medializadas pelas palavras da língua na configuração de um objeto estético.
No segundo capítulo, literatura e linguagem Domício, apresenta o poema de Manoel Bandeira para dar inicio o conceito de conotação, sendo considerada chave de plurissignificação do texto literário.O autor esclarece através do poema que o entendimento total de um texto oco em função do ambiente lingüístico em que os termos se inserem. A exemplo do poema apresentado Irene do céu, Nota-se que o texto ganha um sentido por conta de como feito: Os versos se fazem de emoção subjetiva, trazem elementos narrativos e até traços físicos da linguagem dramática além disso mostra a questão representativada manifestação literária. Onde o escritor representa o mundo da maneira que ele o visualiza.
Portanto, a linguagem sempre foi algo que fascinou o homem desde suas características de nomear as coisas sempre esteve marcada por um processo de simbolização, sons e sinais gráficos. Entre está relação do nome das coisas e do homem nasce a literatura, sendo através do texto de literatura que pode serconsiderado a compreensão da língua.
No terceiro capítulo, é muito atraente no dialogo entre lingüística e literatura, pois Proença filho aborda os conceitos que se tem de linguagem como “a linguagem é uma forma de apreensão do real”. De acordo a lingüística Iouri Iotman, e compara com a idéia da lingüística Tatiana Slama Cascau na qual ela afirma que a “linguagem é um conjunto complexo deprocessos, resultados de uma certa atividade psíquica profundamente determinada pela vida social, que torna possível a aquisição e o emprego concreto de uma língua qualquer”. Percebe-se também, que a comunicação é um sistema, um conjunto organizado de signos em função da linguagem. Pois a fala está ligada ao intelectual do ser humano.
No quarto capítulo a literatura relacionada com a arte, a língua ea cultura o autor trata-se de questões fundamental da arte poética, mostrando através de conceitos como mimese e catarse. Diferencia o processo de conotação e denotação. Tendendo o olhar explícita as escolhas feitas pelo escritor no ato de criação da obra.
Domício estabelece uma importante relação entre cultura e arte literária, afirmando que: “Só há literatura onde existe um povo e,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do livro: letramento: um tema em três gêneros magda soares
  • Resenha do livro letramento em tres generos
  • Resenha- Romance e o Gênero Narrativo. Os Gêneros Literários
  • Resenha do livro "letramento e alfabetização" de magda soares
  • Resenha acadêmica do Livro Letramento de Magda Soares
  • Genero literario e não literario
  • Gêneros literários
  • gêneros literarios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!