Resenha do livro Escola e democracia

Páginas: 9 (2026 palavras) Publicado: 24 de dezembro de 2013
 UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Departamento de Ciências Humanas e Letras
Disciplina: Estrutura e Funcionamento da Educação Básica II
Curso: Licenciatura em Matemática com Enfoque em Informática
Discente: Caline Ferreira Santos

Resenha


Dermeval Saviani nasceu, de umafamília camponesa em Santo Antônio de Posse, no estado de São Paulo, em 25 de dezembro de 1943,contudo a sua Certidão de Nascimento, registra a data de 3 de fevereiro de 1944. Forçada pelas dificuldades de sobrevivência, a família muda-se para a capital, seu pai e seus irmãos mais velhos são, então os trabalhadores em fabricas. Dermeval se destaca na escola e recebe diversas bolsas de estudo emSeminários Católicos, na qual adquire sua primeira formação filosófica. Em 1964, depois de abandonar o seminário, prossegue seus estudos de Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Foi autor de varias obras dentre as quais se destacam: Educação Brasileira: estrutura e sistema; Educação: senso comum; a Consciência Filosófica o principal deles Escola e Democracia em questão.Participou ativamente da dinamização da comunidade cientifica dos educadores, sendo sócio fundador da ANPED, ANDE e CEDEC, mais recentemente da SBHE. Atualmente é professor emérito da UNICAMP e coordenador geral do HISTEDBR.
O livro 'Escola e democracia' faz uma exposição das teorias pedagógicas de ensino (pedagogia tradicional, pedagogia nova, pedagogia tecnicista, teoria sistêmica do ensino comoviolência simbólica, teoria da escola como aparelho ideológico de Estado e, por fim, teoria da escola dualista). O título 'Escola e democracia' é justificado pela questão permeada em todas as teorias da marginalidade, do abandono escolar, da escola para todos e das propostas de cada teoria para a educação universal e das políticas públicas existentes para funcionamento dessa escola para todos e detodos, ou seja, democrática.

O autor Saviani começou sua obra indagando questões mais ou menos distintas que foram organizadas em dois grupos. No primeiro que ele domina como “As teorias não-criticas” ressalvam a importância da educação com papel de superação da marginalidade, advertindo a sociedade que com a educação podemos erradicar a marginalização de nossa sociedade. No segundo que eledenota como “As teorias criticas-reprodutivistas”, estão as teorias que apontam a educação como fator agravante, refere-se ao analfabetismo como fator de marginalização. Note que, de forma oposta a educação aparece de forma agravante, por meio da discriminação e responsável pela marginalidade. Por fim, propõe uma Teoria Critica da Educação, e deixa nítido que estes dois grupos explicam amarginalidade na forma de relação entre educação e sociedade.
Eu particularmente tenho um ponto de vista que contradiz alguns pontos citados, pois para mim a educação e sociedade pode ser um fator que agrave a situação de marginalização, porem o agravante que se permeia no setor primário é o berço familiar que não coopera para formação do cidadão.
Atualmente é visto “pais e mães” que abandonam (referindode abandono não apenas do significado que podemos encontrar no dicionário, mas também de abandono afetivo), suas crianças, ou mesmo não são para estas crianças pessoas que elas possam se espelhar. Um exemplo que contradiz o primeiro grupo são indivíduos que não tiveram “educação”, porém são integrados na sociedade como pessoas de bem e até com grande poder aquisitivo.
Começando com o primeirogrupo que ele divide em três etapas: a primeira chamada “A pedagogia tradicional”, que ele ressalta que são os sistemas nacionais de ensino, deixando claro que essa tendência o único mediador do conhecimento era o professor, ou seja, o professor era o centro da sala de aula, e o aluno devia apenas, assimilar os conhecimentos que eram transmitidos. Essa é pedagogia que surgiu em volta do século...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resenha do livro escola e democracia
  • resenha do livro escola e democracia
  • Resenha do livro escola e democracia
  • resumo do livro "ESCOLA E DEMOCRACIA"
  • Resumo do Livro Escola e Democracia
  • Resumo do livro escola e democracia
  • RESUMO DO LIVRO “ESCOLA E DEMOCRACIA”
  • Resumo do livro Escola e Democracia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!