resenha do livro ditadura e buguesia

4635 palavras 19 páginas
SINTESE DO PRIMEIRO CAPITULO DO LIVRO DITADURA E SERVIÇO SOCIAL

Introdução Apesar de ser difícil a leitura do José Paulo Neto.. pois a linguagem e muito coloquial, mas apesar deste fato faremos uma síntese deste capitulo ( A Autocracia Burguesa e o “Mundo da Cultura “) onde o autor aborda o pós 64 me chamou mais atenção foi sobre a questão da profissão em si ;Para José Paulo netto o processo de renovação do serviço social constitui em três momentos de ruptura. A primeira idéia modernizadora que busca uma formula afirmada nos seminários de teorização do serviço social organizado pelo CBCISS em Araxá (março 1967) e Teresópolis (janeiro 1970) . A Segunda ritualizar o ato conservador para recuperar a herança da profissão, buscando o pensamento crítico-dialetico, onde na tese de livre-docencia de Anna Augusta de Almeida expressa novas idéias direcionada para produções teóricas do próprio assistente social. No uso desta fenomenologia são ressaltadas três problemáticas sua produção como uso de fontes teóricas não originais é apresentado sem contestação aceitável e a produção é um empobrecimento das teorias de Husserl.
O terceiro intenção de ruptura que por sua vez critica o tradicional e seus suportes ideológicos, metodológicos, visa romper com tradicionalismo para que possa estar dando respostas adequadas às demandas do desenvolvimento brasileiro.
Segundo o autor a intenção de rumper foi desenvolvida na universidade católica de Minas Gerais, sendo assim o método de Belo Horizonte foi uma alternava global ao tradicionalismo.

A autocracia burguesa e o “mundo da cultura”

Um regime político ditatorial terrorista assinalaram para a totalidade da sociedade brasileira, uma funda inflexão afirmaram uma tendência de desenvolvimento econômico social e político que acabou por modelar um país novo.
A ditadura burguesa, porém, não buscou uma reprodução “ simples” , realizou sua reprodução “ampliada” onde a um desastre nacional em que se

Relacionados

  • A teoria do subimperialismo em Ruy Mauro Marini
    89615 palavras | 359 páginas