Resenha do livro de thompsom "a formação da classe operária inglesa

1658 palavras 7 páginas
THOMPSON, Edward Palmer. “A Formação da Classe Operária Inglesa”. 1: A Árvore da Liberdade/ E. P. Thompson; tradução de Denise Bottmann. – 6. Ed.- São Paulo: Paz e Terra, 2011.
A Classe Operária Inglesa e a formação histórica de suas lutas e conquistas.
O século XX foi o período que se notabilizou pelos inúmeros avanços tecnológicos, conquistas da civilização e mudanças em relação ao poder, isto é, foi um momento marcado por várias mudanças em relação à política, economia e sociedade. No entanto, esses anos podem ser descritos como a "época dos grandes massacres", já que nunca se matou tanto como nos conflitos ocorridos nesse período, uma vez que o século XX corresponde também ao período das Grandes Guerras assim como ao Colapso da União Soviética.
Edward P. Thompson é natural de Oxford na Inglaterra, teve sua formação acadêmica também em Oxford, onde cursou história e filiou-se no Partido Comunista Inglês, entre 1940 e 1945. Este é autor de vários livros, entre os quais destaca-se “A Formação da Classe Operária Inglesa”. Thompson é um dos historiadores do chamado “Marxismo Inglês”, assim como Eric Robsbawn e Christopher Hill que também participavam do Partido Comunista Britânico militou no movimento popular inglês, lecionou cursos para trabalhadores na Universidade de Leeds.
Esta resenha tem como objetivo analisar o livro de Thompson “A Formação da Classe Operária Inglesa”, sendo que o mesmo vem mostrar a experiência comum da relação existente na classe operária, assim como mostra a conscientização adquirida através dessa experiência que os mesmos têm de que estão sendo explorado. Partindo desse princípio de conscientização é que a classe operaria apesar de sua diversidade vai se organizar de forma coletiva com interesses comuns para poder lutar pela mudança de sua situação. Contudo percebe-se que Thompson vem mostrar todo o processo histórico decorrido de 1780 e 1832, pelo qual a classe operária inglesa passou até adquirir o amadurecimento de classe.
O

Relacionados

  • apostila concurso
    416289 palavras | 1666 páginas
  • Belo monte
    213967 palavras | 856 páginas
  • Contratos no CDC - Cláudia Lima Marques
    263806 palavras | 1056 páginas