Resenha Do Livro De Lugares A Pseudolugares

988 palavras 4 páginas
Economia do Turismo
Jéssica Mendes Duarte
Resenha do livro Geografias do Turismo: De lugares a pseudo-lugares
No presente livro Rita de Cássia destaca, através de uma discussão de cunho teórico-metodológico, a relação existente entre a atividade turística e os processos espaciais. Na primeira parte ela discute os conceitos e os processos que fundamentam a pesquisa turística, e na segunda apresenta estudos de casos que representam diferentes realidades turísticas no Brasil, pesquisados por ela e por seus colaboradores.
A autora inicia expondo as ambigüidades existentes no turismo, postas pelo próprio conceito de turismo, onde este é visto como uma prática social, ou seja, pela sua relação direta com o campo do lazer, e como atividade econômica e produtiva, já que a atividade turística transforma o espaço em mercadoria, inserindo-o no circuito de troca.
Dá prosseguimento, com as questões referentes aos fatores que impulsionam a atividade turística no espaço, e nesse contexto propõe um caminho metodológico para o entendimento do turismo a partir do espaço e do território, lembrando que este contribui no cotidiano, na reprodução da vida nos lugares, com outras práticas sociais e com outras atividades econômicas. Além disso, ela ressalta que a maior das dificuldades metodológicas da pesquisa turística reside em apreender o enorme jogo de relações que se insere o turismo e então compreendê-lo na sua complexidade.
A produção do espaço como ponto de partida e de chegada se insere na obra como uma parte fundamental para a busca de um caminho teórico-metodológico, que trata da relação entre o turismo e o espaço. Neste momento autores como Milton Santos, Lefebvre e Smith são citados pela autora para explicar a produção do espaço, assim como, os pontos em que eles convergem e divergem acerca do assunto.
Para a autora ao investigar os lugares de turismo não se deve tratar do assunto de forma generalizável, pelo contrário, não se pode negar as resistências, as

Relacionados

  • Resenha
    74549 palavras | 299 páginas