Resenha do Livro de Direito InternacionalPúblico

2808 palavras 12 páginas
RESENHA DO LIVRO de direito internacional público

Neste livro, Boaventura de Sousa Santos coloca como tema central o impacto da globalização neoliberal nas sociedades semiperiféricas e nas diferentes ciências sociais que produziram a identidade econômica, política, social e cultural dessas sociedades. Sobre o autor: SANTOS, BOAVENTURA DE SOUSA. Boaventura de Sousa Santos nasceu em Coimbra em 1940. Doutor em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale é professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e professor visitante da “London School of Economics” e das Universidades de São Paulo, “Wisconsin-Madison” e “Los Andes”. É diretor do Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e da Revista Crítica de Ciências Sociais. Entre outros títulos, é autor de Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade, “Toward a New Common Sense: Law, Science and Politics in the Paradigmatic Transition”, Reinventar a democracia, “La globalización del derecho: los nuevos caminos de la regulación y la emancipación” e A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência.
O livro “A Globalização e as Ciências Sociais” é o primeiro de uma coleção de oito volumes. A coleção contempla os resultados de uma pesquisa desenvolvida entre 1996 e 2000, dirigida pelo Professor Boaventura de Souza Santos, organizador dessa obra, no Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, em Portugal. O prefácio à edição brasileira, de autoria do Professor Boaventura de Souza Santos nos chama a atenção para o conteúdo da obra e para o quadro teórico com o qual nos depararemos ao longo da leitura.
No capítulo 1, “Os processos de globalização”, Boaventura de Souza Santos discute o que vem ocorrendo em escala mundial nas três últimas décadas e explica como a economia mundial tem sido dominada pelas ideias falseadas de abertura irrestrita dos

Relacionados

  • djuhduhfuihdf
    973 palavras | 4 páginas
  • Guia de estudos
    65468 palavras | 262 páginas