Resenha do Livro "Coração das Trevas"

Páginas: 3 (602 palavras) Publicado: 27 de abril de 2014
Universidade Presbiteriana Mackenzie




Resenha do livro: “Coração das Trevas” de Joseph Conrad (texto integral)













Professor: Julio César
Aluno: João GuilhermeBochini Calsavara
"A conquista da terra, o que geralmente significa tomá-la daqueles que têm fisionomias distintas ou narizes ligeiramente mais achatados do que os nossos, não é algo belo quando examinadomais de perto" (p. 27).

A frase inicial tem um grande significado para o proceder desta resenha, tendo em vista o reflexo ganancioso e ambicioso que o livro transcende e o desrespeito do homem como próprio homem.
Coração das Trevas relata a colonização britânica nos países africanos em épocas passadas, marcadas por exploração e civilização dos povos nativos. Em sua narrativa, por muitasvezes, mostra a revolta da natureza com os estranhos invasores mercantes, seja pelos animais, seja pelos nativos, ou pela natureza. Nessas invasões em busca de mercadoria, o marfim, não havia em nenhummomento respeito com os povos nativos, interessados somente com o tão precioso marfim.
Marlow, o homem do mar contador de histórias, embarca em uma narrativa sobre suas aventuras no Congo, o paraíso domarfim, o oásis britânico. Lá, conta tudo o que passou, viu, sentiu e lamentou. Sua narrativa reforça, com um olhar periférico, a desgraça e desprezo dos valores humanos naquela ilha. Descreve tambémsobre Kurtz, o ser mais genial e brilhante que trabalhava no tráfico de marfim. A partir dele, tudo o que ocorria na ilha parecia mais sombrio e tenebroso, por pouco se saber e muito a se imaginarsobre aquela pessoa. Tudo o que era nocivo sobre Kurtz era sua ambição pela extração do tão precioso marfim, mais precioso até do que vidas, vidas sofridas que morriam pela mísera ideologia britânica deimpor sua soberania e soberba à troco de mercadoria.
Os trabalhadores, como descreve Marlow, eram meras ferramentas de trabalho, descartadas após uma febre forte ou uma morte por causa maior.
Tal...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do livro coração das trevas
  • Resenha Coração das Trevas
  • Resenha O Coração das Trevas
  • Resenha científica Coração das Trevas
  • Resenha Coração das trevas
  • Resenha
  • Resenha Coração das Trevas
  • resenha: coração das trevas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!