Resenha do livro cenografia anna mantovani

1889 palavras 8 páginas
Resumo do livro Cenografia

O livro de Anna Mantovani, Cenografia, se propõe a ser uma introdução ao assunto. Para isso, a autora faz um apanhado histórico, desde a antiguidade até os dias atuais, no qual recupera as teoria e técnicas específicas utilizadas para se pensar a organização do lugar teatral e suas manifestações em diferentes momentos e lugares. Afinal, o Teatro é, como toda a arte, intimamente relacionado com o meio social onde surge e será definido conforme o pensamento de cada época.
Um espetáculo teatral é fruto de um trabalho coletivo que envolve a participação de diversos profissionais especializados e cuja forma de organização depende da proposta e objetivo da encenação. A cenografia é um ato criativo pelo qual é elaborada uma composição do espaço tridimensional – o lugar teatral que é onde se dá a relação cena/publico. O cenógrafo conhece teorias e domina técnicas, como história da arte e do espetáculo, desenho, pintura, escultura, modelagem composição. Ele se expressa através da linguagem visual, e encena plasticamente um texto dramático ou outra proposta de espetáculo.
O termo cenografia skenographie vem do grego e é composto por skené, cena, e graphien, escrever, desenhar, pintar, colorir. Servia para designar certos embelezamentos da skéne.
A autora busca mostrar as transformações e diferenças sofridas pelo teatro de uma época para outra e de um país para outro, não apenas como edifício mas também quanto ao caráter, isto é, quanto ao significado.
O Teatro na Grécia tinha um caráter religioso e era uma reunião da comunidade. Por sua vez, o Teatro Romano era divido por classes e significava divertimento. Os espetáculos gregos eram encenados em locais abertos nos quais a própria natureza emprestava sua exuberância e a paisagem natural era um dos elementos do cenário. Em Roma o teatro é um edifico fechado para oferecer diversão a um grande público. O cenário era fixo, tinha poucos elementos fixos e servia de ornamentação para a cena.

Relacionados