Resenha do livro "Carnavais, Malandros e Heróis de Roberto DaMatta."

Páginas: 5 (1241 palavras) Publicado: 16 de fevereiro de 2015
Carnavais, Malandros e Heróis.
Uma Sociologia do dilema brasileiro
DaMatta, Roberto. Rio de Janeiro, 1996, 6ª Edição

A Obra – Carnavais, Malandros e Heróis foi publicado pela primeira vez em 1979 e é uma obra clássica sobre antropologia do Brasil, tornou-se leitura obrigatória em toda a nação para aqueles que querem compreender o Brasil com um olhar perspicaz. A obra é composta por seiscapítulos todos contendo subdivisões, num total de 350 páginas.
O Autor – Roberto DaMatta é graduado e licenciado em História, possui especialização em Antropologia Social e é mestre e doutor pela Universidade Harvard. Autor das conhecidas obras O que faz o brasil, Brasil? Fé em Deus e pé na tabua e muitas outras que são destaque nas universidades do Brasil. É professor de antropologia naUniversidade de Notre Dame e atualmente é professor na Pontifícia Universidade Católica no Rio de Janeiro.
Resumo – Estudar uma nação equidistante e continental como o Brasil é uma tarefa árdua. Entender sua formação social e aquilo que o tornou o que ele é hoje é desafiador. Talvez o Brasil seja a nação do mundo mais difícil de se interpretar e de se estudar pois aquilo que é rotineiro, cultural e comumem uma região é novidade e inovação em outra região. Entretanto o antropólogo Roberto DaMatta com um olhar perspicaz traz para nós em sua esplêndida obra Carnavais, Malandros e Heróis uma interpretação inovadora desse gigante chamado Brasil e a partir dessa obra podemos ver o Brasil com uma visão diferente daquela que rotineiramente usamos. Esse estilo característico de DaMatta é envolvente o quetorna sua obra diferente daquelas que tentaram trabalhar com o mesmo objetivo mas de uma maneira segundo o que entendo mais “engessada”.
“Em vez de seguir o trajeto dessa comparação funcional, tipológica, que vai de semelhante ao semelhante, preferi tomar o caminho da comparação por meio dos contrastes e contradições, procurando não o semelhante, mas o contrário e o diferente.” (DaMatta, 1997,p19)
Ele parte portanto em sua analise do carnaval como uma festa que é mais um movimento, mas é sobretudo uma representação social e que essa festa exige um tempo especial e especifico para que mobilize a população tendo em vista que assim como a semana da pátria e a semana santa é um ritual característico da nação portanto ele tem muito a transmitir para aqueles que querem fazer uma interpretaçãoda nação. Ora se podemos a partir do estudo do carnaval conhecer melhor o Brasil podemos também conhecer os brasileiros, talvez por isso DaMatta cita um trecho de País do Carnaval de Jorge Amado onde o principal personagem da obra diz que só se sentiu realmente brasileiro duas vezes: Uma no carnaval quando sambou na rua. Outra, quando surrou Julie, depois que ela o traiu. Talvez por isso essarepresentação social chamada de carnaval une-se com o Brasil a tal ponto de ele ser conhecido como o país do futebol e do carnaval. Vale também mencionar que a analise de DaMatta do carnaval parte de uma ideia comparativa, onde ele vê o carnaval do Brasil (representado pelo o do Rio de Janeiro) e o de Nova Orleans. Ele faz isso como um dinamizador do conhecimento do entendimento sociológico da festacarnavalesca veja em suas palavras:
“A maneira escolhida para ampliar o conhecimento do fenômeno carnavalesco foi o uso do método comparativo, de modo que se tomou o estudo em paralelo e em contraste de um “carnaval” americano ( o de Nova Orleans) com o carnaval brasileiro (tendo como seu representante, aqui, o carnaval do Rio de Janeiro). (DaMatta, 1997, p 155)
Diante disso aprendemos que paraDaMatta o carnaval é muito mais que uma simples festa é uma expressão de brasilidade onde os as regras são modificadas, as rotinas quebradas e onde reina a livre expressão dos sentimentos e das expressões reprimidas pelas normalidades do cotidiano.
Saindo do carnaval o autor passa a analisar a pergunta Você sabe com quem está falando? Essa pergunta parece está intrínseca na sociedade pois até...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do Capítulo IV do livro Carnavais, Malandros e Heróis, de Roberto DaMatta
  • Carnavais malandros e heróis
  • resenha roberto damatta Carnavais
  • Carnavais, malandros e heróis
  • Carnavais Herois e Malandros
  • Carnavais, malandros e heróis – Para uma Sociologia do Dilema Brasileiro. DaMatta, Roberto. 6. ed. Rio de Janeiro:...
  • Lauda do livro O que é o Brasil? de Roberto DaMatta
  • Resenha Texto Revitalizando Roberto DaMatta

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!