Resenha do livro Bilhete de Plataforma, Derek Doyle

879 palavras 4 páginas
DOYLE, DEREK. Bilhete de plataforma: vivências em Cuidados Paliativos. 2 ed. Rio de Janeiro: Senac Rio, 2012. 174p.

O autor Derek Doyle é graduado na Escola de Medicina da Escócia, Edinburgh Medical School e trabalhou dez anos como cirurgião missionário na África do Sul antes de se formar especialista em Medicina Torácica e Cuidado Primário. Além disso, foi fundador da Associação de Medicina Paliativa da Grã-Bretanha e Irlanda. Doyle vem se dedicando ao cuidado paliativo desde 1968, e ocupa o cargo de diretor da Hospedaria Santa Columba, em Edinburgo, na Escócia, desde sua fundação, em 1977.
Bilhete de Plataforma, com 174 páginas divididas em 11 capítulos, apresenta relatos e reflexões acerca de cuidados com pacientes em estado terminal. O autor descreve suas experiências em uma hospedaria – local onde é prestado cuidado paliativo ao doente e à família – e tenta repassar a perspectiva dos pacientes sobre esse lugar no qual passam os seus últimos momentos. Inesperadamente, para muitos, a hospedaria é um lugar em que eles se sentem seguros e valorizados. Apesar de saber que estavam morrendo, eles se sentiam bem porque não estavam sendo enganados, os profissionais da hospedaria eram totalmente sinceros, diferentemente dos familiares e amigos que, tentando proteger o doente, queriam esconder a doença ou consolar o inconsolável.
A hospedaria não é um lugar em que se fica esperando a morte, mas onde se faz o possível para terminar a vida da melhor forma. Doyle lembra de uma paciente que compara a espera da morte de um ente querido à espera da partida de um amigo em uma viagem de trem:
Quando eu era jovem, eles só permitiam ir à plataforma se você tivesse um bilhete para embarcar no trem, ou se tivesse um bilhete de plataforma que lhe permitisse esperar pela partida da pessoa amada ou de um amigo. Ele custava só uma pequena moedinha, mas que alegria era, por tão pouco, permanecer mais um instante... Acredito que qualquer um de nós gostaria de ter companhia no

Relacionados

  • O Di Rio De Bridget Jones No Limite Da Raz O Helen Fielding 2
    98948 palavras | 396 páginas
  • 441525
    199729 palavras | 799 páginas
  • Cores
    156274 palavras | 626 páginas
  • História do cinema mundial
    154591 palavras | 619 páginas