Resenha do Livro Apologia da História ou o Ofício de Historiador

Páginas: 4 (917 palavras) Publicado: 17 de julho de 2015
Resenha do Livro Apologia da História ou o Ofício de Historiador.
Bloch, Marc Leopold Benjamin. Apologia da História ou o Ofício de Historiador. Tradução: André Telles. 1º Edição. Rio de Janeiro.Zahar. 2001.

O Livro Apologia da História ou o Ofício do Historiador tem como tema, e objetivo, a resposta para uma pergunta: “Papai, então me explica para que serve a história?”. A partir dessequestionamento vindo de uma criança para seu pai historiador que Marc Bloch inicia sua tentativa de tentar explicar a aplicação da história para os homens, e, como se dá e como se deveria dar o trabalho doprofissional que trabalha como essa área do conhecimento que muitas vezes é tomada como complexa pelo autor.
O livro divide-se em cinco capítulos coesos entre si. Formulados com o intuito de trabalharo passo a passo do trabalho necessário para se produzir uma reflexão histórica sobre os fatos. Para ter como um fato sólido para se guiar, o autor afirma desde a introdução que a história é umaciência, ainda em construção, e como uma ciência deve apegar-se aos métodos empíricos de pesquisa, quebrando assim o pensamento contemporâneo de sua época sobre ater-se aos fatos sem questiona-los (métodopositivista de trabalhar a história).
Indo desse pressuposto, ele inicia o capítulo um A história, os homens e o tempo definindo o cerne dessa ciência chamada História. Deixa claro que História noséculo XX não é a mesma História de Hecateu de Mileto, história não é uma história ligada à fé tampou generalizada como ciência do passado afinal, tudo que existe produz história. Essa história com queele trabalha é a história do homem e de todas suas criações no tempo, o historiador deve então focar na correlação do ser humano com o meio que ele vive e seus meios de sobrevivência e convivência, esegundo Bloch, o historiador não deve ficar preso essencialmente à origem dos fatos, pois “[...] as origens são um começo que explica. Pior ainda: que basta para explicar”. Tal fator deve ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha crítica do livro de marc bloch: apologia da história ou o ofício de historiador
  • Resenha do 4º capítulo do livro apologia da história ou o ofício de historiador
  • RESENHA CRÍTICA DO LIVRO DE MARC BLOCH: APOLOGIA DA HISTÓRIA ou O OFÍCIO DE HISTORIADOR
  • Resenha do livro apologia da história ou o ofício de historiador, de marc bloch
  • Resenha Apologia da História: ou O Ofício do Historiador- Marc BLOCH
  • Apologia da História ou o ofício do Historiador
  • Apologia da Historia ou Oficio de Historiador
  • Apologia da História ou ofício do historiador

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!