resenha do livro Ética para meu filho

Páginas: 6 (1439 palavras) Publicado: 14 de janeiro de 2015
A escolha individual
como processo de humanização.
Resenha do livro Ética Para o Meu Filho de Fernando Savater.
Por Lucas Alves Borges

















03/12/2014
Resenha:
O tempo todo tomamos decisões para atingir um objetivo que em geral se resume em ter uma vida boa segundo seus próprios princípios e valores. Para isto temos que diversas vezes escolher entre o quequeremos e o que não queremos, o que nos convém ou que não nos convém. É sobre este questionamento que o autor Fernando Savater reflete em seu livro “Ética Para o Meu Filho”, uma obra feita para adolescentes que associa a ética com a liberdade individual de se fazer escolhas.
A busca pelo conhecimento é o primeiro argumento utilizado pelo escritor onde decidimos quais informações queremos ter emnossa vida. Existem por exemplo ciências que estudamos com o objetivo de conquistar um bom emprego e ter sucesso, outras porque temos interesse e outras não nos fazem falta para a sobrevivência. Muitas pessoas sabem as regra do futebol por interesse próprio porem desconhecem a do beisebol e isto não afeta a maneira que vivem. Não obstante, entre todos os saberes da vida existe ao menos um que éimprescindível; é fato que pular do sexto andar de um prédio não faz bem à saúde.
Um fato que todos concordamos é que não concordamos com todos, no entanto, nossa vida é em parte, resultado daquilo que queremos. Os animais não tem liberdade para tomar decisões como os seres humanos, eles praticam suas atividades porque tem que faze-los, nunca veremos um castor construindo uma colmeia ou abelhas quese dediquem a engenharia hidráulica, logo os animais não podem ser considerados como bom ou ruim decente ou indecente.
Fernando Savater afirma que o homem possui liberdade para tomar decisões e ter ética é saber o que é realmente bom, o que nos é conveniente, de modo que também é prudente aprender com nossos erros e procurar sempre uma atitude moral.
O escritor relata que a moral são o conjuntode comportamentos e atitudes que nós cidadãos consideramos como adequados e a ética é refletir porque consideramos essas atitudes validas.
O ser humano pode fazer o que quiser, porem varia das decisões que tomamos são praticadas por habito ou rotina e nos cabe o dever de cidadão ético refletir sobre elas.
Muitas vezes se confunde o querer profundo a longo prazo com o desejo momentâneo de algo, eisso pode geral consequências. O autor deseja que os jovens se deem uma vida boa e para isso é necessário usar da ética para avaliar suas escolhas.
O homem não é apenas uma realidade biológica mas também uma realidade cultural, portanto não há humanidade sem aprendizagem e não se pode aprender sozinho, por isso a humanização é um processo coletivo e de reciprocidade.
As pessoas não gostamosde ser tratados como animais ou objetos que não tem consciência, somos todos humanos e é justo que sejamos tratados como tal. Quando uma mulher se sente tratada como um “objeto” por alguém, ela o insulta chamando-o de “animal” como que uma advertência que está rompendo com o contrato social e poderá ser pago na mesma moeda. Por tanto se quero ser reconhecido como humano tenho que reconhecer aspessoas com quem convivo como humanos, se sempre que encontrar com meu vizinho e lhe der um “safanão” é bem provável que ele venha a se aborrecer.
Segundo Savater quando possuímos um objeto, o objeto também nos possui já que várias vezes somo aficionados por eles e buscamos o material, como por exemplo a ambição de muitos homens por dinheiro, deixando de lado família e amigos. “O ser humano precisade ‘coisas’ que as coisas não têm”, se o homem fosse simples coisas o que as coisas podem dar nos bastaria
Nos homens e mulheres necessitamos de afeto, amizade, amor entre outras coisas para atingir a felicidade própria. Ao tratar os outros como coisas nunca conquistaremos o respeito ou o afeto deles. Quando tratamos o outro como humano, mesmo que só lhe receba coisas sórdidas de retorno, ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do livro
  • Resenha ética para meu filho
  • Resenha ética para meu filho
  • Resumo Etica Para O Meu Filho RESUMO DO LIVRO
  • Resenha do livro "O que é Ética"
  • Resenha do livro Ética e Competência
  • Resenha do Livro: Ética a Nicomaco
  • Resenha do livro o que é etica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!