Resenha do fime Um Conto Chines

636 palavras 3 páginas
Trabalho sobre o filme “Um Conto Chinês”

O filme “Um Conto Chinês”, dirigido por Sebastián Borensztein (2011) conta a história de Roberto, um argentino residente de Buenos Aires e que demostra uma personalidade extremamente apática e mal-humorada, além de passar a maior parte recluso. Ele vive sozinho e cuida de uma pequena loja, aparentemente não possui nenhuma atividade de lazer nem qualquer tipo relacionamento interpessoal. A maior parte do seu tempo livre é dedicado à seu hobbie de colecionar recortes de jornais que contenham notícias inusitadas. Demostra comportamento tímido à uma outra personagem do filme (Mari), que constantemente dá indícios que gosta dele.

Em que momentos a insuficiência da lei suscitou uma atitude de responsabilidade?
A vida de Roberto muda no dia em que Jun, um imigrante chinês, cruza seu caminho. Inicialmente Roberto tenta leva-lo à casa de seu tio, mas não conseguem o encontrar. Em seguida tenta se livrar do chinês aos cuidados da autoridade, a qual não demonstrou preocupação com o imigrante. Pela situação em que Jun se encontrava Roberto sentiu a obrigação de ajuda-lo, mesmo não sendo de seu costume. Jun acaba morando temporariamente em sua casa, onde a incompatibilidade linguística é a maior dificuldade.

Como a questão do absurdo e do sentido da vida estão presentes no filme?
Tanto Jun quanto Roberto carregam traumas do passado que os fizeram perder o sentido da vida. O argentino sofre pois seu pai, que fugira da guerra em seu país natal, o viu lutando em outra e morreu de desgosto. Jun, por sua vez, sofre pela morte de sua noiva, a qual faleceu de forma extremamente bizarra, levando-o a se mudar para a Argentina com a esperança de um novo começo.
Ao longo do filme Roberto mostra à Jun sua coleção de notícias absurdas, na qual estava a notícia da morte da noiva de Jun, que faleceu esmagada por uma vaca que caiu do céu, surpreendendo à ambos por tamanha coincidência.
Com esse misto de acasos, Jun começa a dar sentido na

Relacionados

  • Cultura Audiovisual
    149775 palavras | 600 páginas