Resenha do filme: ”StrangersBeliefs” (“Crenças estranhas”)

583 palavras 3 páginas
Matrícula:201273139ª
Resenha do filme: ”Strangers Beliefs” (“Crenças estranhas”)
E.Evans Pritchard.Royal Anthropological Institute O filme “Crenças Estranhas” alude á atração pela cultura exótica para melhor compreensão do racional, pois para o pesquisador, o estudo mental determina sintomas completos de raciocínio os quais a crença impede. Esse pensamento nasceu por influência do colonialismo, principalmente na Alemanha, França e Inglaterra, que acabam justificando-o como atos religiosos certos comportamentos e hábitos dos colonos através dos missionários, que espalhavam a religião aos mesmos.
Evans Pritchard também analisa que o intuito do antropólogo não é visitar, mas sim viver, aprender e conhecer as características das tribos. Deve ser interesse também formar um sistema de crenças para comparar ao nosso, aprofundando entre as sociedades e estabelecendo conexões históricas. Evans observa o processo inicial de estudo das sociedades africanas, que inicialmente sofreram certo preconceito e posteriormente tornaram-se conceituadas. A partir das sociedades africanas, observou-se certo entusiasmo com a cultura árabe, a mentalidade primitiva no Cairo, unindo a história com a antropologia, com incursões ao deserto, coração do Sudão e para desvendar a religião islâmica.
São citados ainda diversos exemplos de como a influência do antropólogo era utilizada para que os nativos recebessem melhor os colonizadores, e consequentemente a exploração em específico. Os Nuer foram um dos povos que o Governo queria conhecer, para finalmente utilizar e extrair riquezas. Para eles, o antropólogo é uma ponte que anda livremente entre eles, aumentando o contato, melhorando as possíveis relações e possibilitando uma melhor análise sobre a forma como vivem, tipo de sociedade, temperamento, casamento, símbolos principais, cultura da tribo, que para entender o funcionamento, lhes deu autoridade. Os estudos dessas tribos

Relacionados