Resenha do filme O veneno est na mesa 2 de S lvio Tendler

430 palavras 2 páginas
Resenha do filme: ‘O veneno está na mesa 2’ de Sílvio Tendler.
O filme traz á tona a grande realidade brasileira, de como os agrotóxicos estão cada dia mais sendo usados e tenta fazer uma conscientização para diminuirmos o uso.
Em vários momentos, o autor traz noticias e entrevistas de pessoas que foram afetadas pelo uso incorreto do agrotóxico. Também de como os recursos finitos são mal utilizados e destaca as ONG’s que tentam frear está exploração e o uso dos produtos químicos.
O Brasil é o país que mais utilizada os produtos químicos, é o único que não se impõe limites na utilização. Além da má administração do país, o interesse econômico envolvido é muito grande. O mercado de agrotóxicos é detido por poucas empresas, como ocorre com as terras no Brasil, e isto faz com que elas ‘mandem’ no mercado.
Salienta-se também que a produção de alimentos para nós comermos é feita quase que toda pela agricultura camponesa, responsável em média por 70%, pois os grandes latifundiários só estão preocupados em soja, milho, cana entre outros.
Já conhecendo o mal que o agrotóxico faz algumas pessoas ainda tem a capacidade não utilizar EPI’s, de não cuidar onde estão passados os produtos e ocorrer como o caso do avião que passou em cima da escola com o pulverizador ligado, atingindo as crianças.
O fato é que está comprovado que os agrotóxicos são um dos, ou se não o maior, causador de doenças cancerígenas. E o problema não para por ai, pois se não bastasse à contaminação via contato direto com os produtos químicos, em contra partida tem varias vitimas que não tem esse contato direto sofrendo direto sofrendo com estas doenças por ingestão de alimentos contaminados.
Os químicos desempenham também um papel desfavorável no ecossistema. A natureza para estar em equilíbrio necessita que todos seus componentes estejam em pleno e bom estado. Porem a abrangência das consequências dos agrotóxicos compete também ao solo, agua, ar e dentre outros fatores que possuem relação e compõem o

Relacionados