Resenha do filme o sorriso de monalisa e a sociedade dos poetas mortos

Páginas: 6 (1426 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Faculdade Dehoniana
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Silvio Roberto Souza Lima
17/10/2012
Resenha do filme: Sorriso de Mona Lisa e a Sociedade dos Poetas Mortos
O filme Sorriso de Mona Lisa retrata a historia de uma professora inovadora com idéias à frente de seu tempo, na década de 50. Num primeiro contato com a turma, composta apenas de mulheres de classe média alta, a professora Katherineficou surpresa com a capacidade das alunas de decorar uma apostila extremamente limitada. Além disso, as alunas demonstravam desconhecimento do que realmente seria a disciplina de História da Arte, com a qual a educadora teria que trabalhar.
A Instituição educacional era de uma postura extremamente tradicionalista, assim como a maioria dos professores, eao perceber suas ideias ela é tachada desubversiva.
Não sendo uma Educadora limitada, usa de slides, de visitas a exposições de artes, dessa maneira de desperta o interesse das alunas pela disciplina, observando detalhes que não estavam expostos na apostila.
Ela levanta questionamentos e reflexões acerca das normas impostas, não somente em relação ao conteúdo programático, buscando informações que estavam fora da apostila, mas também,questionando os valores vigentes na sociedade da época, estimulando às alunas a conceberem a realidade de outra forma, a se aventurarem a fazer uma análise própria.
Educadora por excelência, ela se preocupava com o futuro das suas alunas, procurando conhecê-las mais de perto (algo que Paulo freire convida os educadores em seu livro pedagogia da autonomia). Ficava indignada com a limitação daevolução profissional das jovens alunas, pois o único desejo imposto pelos costumes da época era a de ser uma “doméstica prendada” (passadeiras, cozinheiras, “limpadeiras” de bumbuns dos filhos, consumidoras de utensílios domésticos e tudo isto sem questionar absolutamente nada).
Educadora de visão futurista rompe com o tradicionalismo, mostrando às alunas que é possível conciliar uma carreiraprofissional à vida doméstica. Estimulava a aptidão e o crescimento das suas alunas para liderança. Naturalmente,para os padrões tradicionais da escola, este tipo de intervenção e aplicações de métodos educativos diferentes não agradavam a direção escola.
Uma questão abordada no filme é a importante postura do professor,de qualquer nível, de estar continuamente se auto-avaliando. A primordial atitudeprofissional de repensar constantemente sua prática pedagógica. Muitos educadores pensam que já conhecem tudo e nada mais precisam conhecer.
Àquele educador que decide parar, a partir daquele momento está desatualizado e pode trazer graves conseqüências para a formação dos seus alunos e para a sociedade.
Todos aqueles que atuam na area de educação deveriam de assistir esse excelente filme, efazer algumas reflexões sobre a capacidade da educadora de conseguir, nos momentos de crise, superar as adversidades surgidas em sala de aula e as impostas pela diretoria de pensamento tradicionalista , da dedicação apaixonada pelo seu magnífico trabalho, bem como a iniciativa de inovar nos recursos e aplicação de estratégias úteis no desenvolvimento educacional dos seus alunos.
O filme sociedadedos poetas mortos, apresenta o fim da década de 50 e inicio dos anos 60 taz uma escola tradicional de segundo grau, que aplica um ensino rígido.
No início do filme, acontece uma solenidade de abertura do ano letivo, onde os alunos adentram o auditório com trajes formais exibindo os brasões, a farda e o comportamento sisudo exigido pela escola. Na platéia, os pais e funcionários acompanham o hinoexaltando a herança histórica . O discurso formal do diretor Nolan enfatizando os cem anos da escola e o orgulho firmado nos quatro pilares, que ainda garantiam o sucesso daquela instituição: Tradição; Honra; Disciplina; Excelência. A menção desses princípios empolga muito os pais de alunos no auditório, pois sabem que ali as chances são bem maiores de seus filhos ingressarem em um curso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resenha do filme sociedade dos poetas mortos
  • resenha do filme sociedade dos poetas mortos
  • RESENHA DO FILME: SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS
  • Resenha do filme a sociedade dos poetas mortos
  • RESENHA: Filme “Sociedade dos Poetas Mortos”
  • RESENHA DO FILME A SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS
  • Resenha do filme Sociedade dos Poetas Mortos
  • Resenha do Filme A Sociedade dos Poetas Mortos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!