Resenha do Filme o Show de Trumman

656 palavras 3 páginas
Através do filme “O Show de Truman”, é possível realizar uma reflexão a respeito das culturas de massa, que acabam criando uma terceira cultura, mediada pelos meios de comunicação.
O filme conta a história de Truman Burbank, um personagem verdadeiro, vivendo em um mundo fictício, onde a realidade conhecida por ele é criada e manipulada pelo diretor do programa de TV. Todo o roteiro do seu dia-a-dia era minuciosamente programado, as relações entre os personagens, até o sol, a lua, o clima eram totalmente fictícios. Exceto para Truman, que era o único a não saber de nada, sendo privado de viver uma “vida real”, o seu direito à privacidade foi negado.
O programa acabou envolvendo milhares de espectadores do mundo inteiro, que se identificavam com o personagem e refletiam sobre as suas próprias vidas, muitas vezes mudando a sua maneira de pensar e de agir. Segundo o diretor do programa, “as pessoas aceitam a realidade do mundo no qual estão presentes”. Tal fato nos remete a observarmos a seguinte ideia: “quem domina os meios de comunicação, domina o mundo”.
Ideia, que é bem ancorada no filme, mostrando como os meios de comunicação influenciam a formulação de conceitos, no consumismo desregrado, no modo de agir. A economia é à base da sociedade, uma infraestrutura que depende de algumas instituições criadas pelo homem, ideologias, criando uma superestrutura, uma falsa consciência, fazendo com que as pessoas, muitas vezes acreditem e “comprem” a ideia do objeto foco da informação. Isso pode ser observado durante as propagandas de produtos que aparecem a todo o momento no filme, existindo até mesmo um catálogo com a linha de produtos utilizados por Truman, tornando o programa um grande canal de vendas, e, na cena em que ele é induzido a permanecer na cidade (transmissão de valores familiares, e apego a terra natal).
Sem dúvida alguma, este é um filme apropriado para todos aqueles que ainda conseguem ter um olhar crítico e reflexivo sobre o poder da mídia na

Relacionados