resenha do filme e "seu nome é jonas"

Páginas: 6 (1425 palavras) Publicado: 29 de junho de 2014
O filme inicia em um hospitais para “retardados”, e la encontra-se o menino Jonas, por um diagnostico errôneo, cujo a sua incapacidade e de ouvir, o que acarretou em Jonas desenvolve- se mas rápido a seu modo de comunicação, a família deixo Jonas três anos nesse hospital, leva-o para casa, recebido por familiares, conhecidos e outros que acabara de conhecer, sentido- se estranho com tantamovimentação, Jonas entra em um estado de pura observação, os familiares aflitos por tentar receber o menino com o devido respeito, acabam por ter atitudes “preconceituosas” quando descobrem q eu Jonas não balbucia uma palavra sequer.
Um momento chave do filme e a receptividade de seu avô, que mostra um momento de felicidade e o menino acha graça, sente- se seguro de partilhar tal felicidade sem mesmosaber o porque, pudera ele apreciar musica, mesmo sem esse sentido Jonas divertir-se ate uma mão em seu ombro, e olhares afoitos em sua direção , cortaram essa repentina felicidade.
Em uma busca incessante por “curar” seu filho, a Mãe, leva o menino a uma escola cuja seu método pedagógico e a repetição por meio da oralidade, o que pode sim trazer algum resultado. Mas falando em busca, o que chamaa atenção e se o Pai tem a preocupação mesmo ou se age desta forma por seu próprio preconceito, medo do que os outros falam, uma ser emblemático, destorcido, e a Mãe, tão cheia de moral, cai em suas garras, em um misto que qualquer mãe cairia, buscando formas de entender e não culpa-se por tal atrocidade(o que ela sente) que seu filho vive, mãe esta que julga e o culpa por ser assim, sente que ofilho não tem o esforço que ELA queria que tivesse . O companheiro, amigo e avô o único que não vê a tal diferença em Jonas, morre, surge a duvida , se o menino entendo o que aconteceu ou não.
Sabendo das limitações que ela mesmo se impõe, conhece uma família que tem o mesmo “problema” que Jonas, ali por um momento mesmo que único, surge uma fagulha de esperança , família esta que se dispõe aajudar uma mãe a entender o que e ser surdo, mostrando uma rotina normal de surdos, em uma festa que seus festeiros não pronunciam uma palavra mas entendem com gesto, pelas poucas horas que passou em meio a tantas diversidades de “JOSNAS” , a mãe pode compreender o que seu filho necessita, assim entra em sua vida a Linguagem de sinais.
O que causou ao Jonas, era so absorver o conhecimento, poderexpressar e entender sentimentos( morte do avô). Mas o ponto alto do filme não é o menino que é surdo, e sim de uma mãe que luta por um filho, em uma sociedade com raízes
preconceituosas. Lutar por seu filho ,qualquer mãe faz, mas lutar para compreender o mundo dele é para poucos.
1) Partindo do principio que a língua de sinais não obedece a uma unidade, ou seja ela não é igual em todas as regiõesdo mundo, explique porque a LIBRAS não é universal, quais os fatores que a modifica? R:É diferente em todos os países. Por ser uma língua, tal qual o inglês, francês entre tantas outras línguas faladas, as línguas de sinais possuem suas especificidades linguísticos, isto é, morfologia, sintaxe, semântica.
2) Comentamos em sala de aula que a LIBRAS não é uma língua ágrafa ( sem escrita) Portantose há uma escrita é preciso que haja um padrão ou regra a ser obedecido, explique um pouco mais a respeito deste tópico .R: Como toda língua, tem sim um “padrão” a ser seguido, mesmo não tendo escrita, a linguagem de sinais tem sua forma de ser dita, não seguindo esta maneira deixa de ser uma língua e passa a ser mímica.
3) Sempre que pensamos em língua de sinais logo nos vem em mente desenhosfeitos no ar, a língua de sinais é realmente isso? É possível explicar conceitos abstratos através desta língua? R: A linguagem de sinais é um meio de comunicação como qualquer outro feito em nosso mei , sendo ele falado, interpretado ou com sinais. Como qualquer outra língua, sinais pode sim explicar conceitos abstratos, expressar sentimentos sem perda de conteúdo.
4) Sempre que vemos uma pessoa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do filme: E O SEU NOME É JONAS
  • Resenha do filme "Meu nome é Jonas"
  • Resenha filme "E o seu nome é Jonas"
  • Resenha do filme meu nome é jonas
  • Resenha Do Filme Meu Nome Jonas
  • resenha do filme "e seu nome é jonas"
  • resenha do filme E o seu nome é Jonas
  • RESENHA CRITICA DO Filme: Seu nome é Jonas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!