RESENHA DO FILME A INDEPEND NCIA INCONCLUSA PARTE I

768 palavras 4 páginas
RESENHA DO FILME A INDEPENDÊNCIA INCONCLUSA PARTE I

No documentário A Independência Inconclusa de Luiz Veras o diretor retrata um dialogo sobre os últimos 200 anos após a independência dos países latinoamericanos entre diversos personagens contemporâneos, como chefes de Estados, líderes e intelectuais. No documentário é gerado uma uma reflexão sobre toda nossa história e como, mesmo após deixarmos os vínculos colonialistas, ainda não possuímos sequer a autonomia de tracejar nossos destinos.
Para o escritor Eduardo Galeano, o primeiro país a ser verdadeiramente independente em toda América foi o Haiti, pois a tese de que foram os EUA é falsa devido que na época havia uma população escrava negra de 650.000 pessoas que não foram inclusas no processo de independencia, enquanto o Haiti em 1804 trouxe para todos a independencia. Porém pouco tempo após a independência o Haiti sofre retaliações do exército de Napoleão
Bonaparte, em que este destrói o país e extermina grande parte da população. Fato semelhante acontece também na Bolívia, que mestiços cansaramse de enviar recursos naturais do país para Europa sofrem fortes retaliações do governo espanhol.
Nelson Manrique, historiador peruano, afirma que, após a Independência, a burguesia latinoamericana não teve interesse em uma revolução social para desenvolvimento do país, estes estavam interessados em ocupar o espaço vazio de poder deixado pelo governo espanhol. Existia apenas o desejo de uma reforma política, mas após essa reforma as estruturas internas de dominação se perpetuaram por longa data. Esse cenário se repetiu em toda AméricaLatina cada um com sua peculiaridade. Já para alguns outros historiadores, o que de fato aconteceu foi que Inglaterra e França criaram um sentimento antihispânico afim de criar países para comercializar seus produtos diretamente e criar diplomacias.
Historiadores nos dias de hoje questionam se existe realmente motivos para comemorar momentos históricos e admirar grandes líderes como San

Relacionados