Resenha do filme noke haweti

298 palavras 2 páginas
O filme Noke Haweti relata a vida de um povo indígena, que vive muito bem em sua aldeia, mas que com as obras na rodovia que fica próximo a aldeia, tem trazido malefícios para sua tribo, causando doenças, devido ao óleo que é jogado na rua e também aos caminhoneiros que vem de fora trazendo ainda mais doenças, por isso eles tem receio em se socializar com pessoas de fora, ou seja.
Segundo o texto de “Ruth Benedict”, há falta de interesse dos povos primitivos pelo progresso, e algumas culturas primitivas não conseguiam se acomodar com a presença do homem branco.
O filme Kuikuro relata um povo que apesar de terem seus costumes e crenças, eles já vão para a cidade, dar palestras, fazer suas compras em mercados, são adeptos de aparelhos de TV, rádios, câmeras de filmagem e até usam roupa igual a do homem branco e não vêem problema algum em ter contato com eles.
Segundo o texto de “Ruth Benedict” o empréstimo de processos e idéias entre um povo e outro tem enriquecido constantemente o modo de vida do homem, quase todos os traços que uma tribo empresta a outra são remodelados de maneira a ficarem compatíveis com seu modo de vida próprio .
O filme “Esquimós” trata de famílias que vivem juntas e que vão a pesca para sobreviver, e quando não conseguem pescar nada ficam com fome, eles fazem suas casas de bloco de gelo e usam lampião com óleo de baleia para se aquecer.
Segundo o texto de “Ruth Benedict” os Chukchee mantém relações comercias com os Esquimós construtores de abrigos de neve eles fonecem blocos de neve endurecidos e um homem consegue construir um abrigo individual desses em apenas meia hora, essas cúpulas (casas) são construídas como abrigos temporários do

Relacionados