Resenha do Filme Narradores de Javé e Resenha do curta Imminente Luna

813 palavras 4 páginas
Analise do Filme Narradores de Javé

O longa dirigido por Eliane Caffé, narra a história de um pequeno vilarejo e de seus habitantes, onde possuem um temor: uma grande represa que será construída nos arredores do povoado de Javé e que suas águas iram inundar o mesmo. Com isso, os residentes do povoado tendem a comprovar o valor histórico de Javé de forma científica, ao contrário, das histórias fictícias contadas pelos habitantes.
Para tornar esse fato possível, sabendo que quase toda população era analfabeta, eles ressuscitam a figura de um dos personagens principais denominado Antonio Biá, detentor do conhecimento por ser o único habitante com habilidades de escrita, para grafar o livro que irá comprovar o valor histórico daquele povoado. Antonio Biá, por sua vez, tende a recolher todas as informações ou conhecimento particular de cada morador do povoado, com fins de agrega-las para gerar um conhecimento comum ou global. Logo, o personagem deveria levar em conta ‘’Os princípios do conhecimento pertinente’’ de Edgar Morin, na qual devemos tornar evidentes tanto os contextos dos conhecimentos particulares quanto os globais, para não perder nenhuma das partes.
Consequentemente o protagonista, reunirá todo esse conhecimento, que segundo Morin: primeiramente é sempre uma tradução, seguida de uma reconstrução que é comparada ao fenômeno da percepção. Fenômeno esse, que Antonio iria utilizar para decodificar as informações para gerar uma percepção comum sobre a história do povoado de Javé. Nesse processo de captação das histórias os personagens interrogados por Biá, sofrem de uma ‘’alucinação da informação’’, onde, as visões e versões do mesmo fato histórico (A fundação do povoado de Javé) são diferentes, devido estar em ângulos diferentes.
O grupo de habitantes passa também por outro processo denominado de ‘’Sociologia das Ausências’’ oriundas do pensamento do sociólogo Boaventura Santos, que especificamente esse grupo é vitimado pela primeira ausência, a do

Relacionados