RESENHA DO FILME NARRADORES DE JAVÉ

371 palavras 2 páginas
RESENHA DO FILME NARRADORES DE JAVÉ
O filme Narradores de Javé foi produzido em 2001 e foi dirigido por Eliane Caffé. Rodado no interior baiano, na cidade de Gameleiro da Lapa, o longa-metragem narra a história de um distante vilarejo chamado Javé que estava prestes a ser destruído por causa da construção de uma Usina Hidrelétrica. Sendo um vilarejo sem nenhum patrimônio histórico os habitantes não teriam como apelar para a justiça, a solução encontrada pelos habitantes foi de escrever a história do vilarejo de Javé, que, por ter a maioria dos habitantes analfabeta, não possuía nenhum relato histórico documentado. Antônio Biá, por ser um dos poucos que sabiam ler, recebeu a missão de escrever um livro, que contaria toda a história do vilarejo baiano para que a região fosse considerada patrimônio histórico e cultural do país, impedindo assim o seu desaparecimento. Durante o filme, Antônio Biá sai de casa em casa para coletar informações dos habitantes mais antigos para escrever o livro.
Este filme acrescenta elementos imprescindíveis à formação do historiador, O Antônio Biá realiza uma pesquisa cujas fontes, são fontes orais do povoado, ele comete alguns erros que prejudicam a pesquisa como: o não uso de gravador e consequentemente a não documentação dos relatos dos moradores de Javé. Nas falas dos moradores apesar de sempre estarem buscando elementos para enaltecer a família de cada um, tinha um personagem em comum que era o “Indalécio” e que os primeiros moradores eram guerreiros fugidos de guerra. Nos debates em sala foi discutido que apesar de cada morador contar uma História diferente o Antônio Biá poderia ter escrito algo que englobasse o relato de cada um partindo desses pontos em comum.
Cabe aqui destacar a validade da história oral e seu compromisso com a verdade dos fatos históricos. Um bom filme para se trabalhar em sala de aula, para construção da história local que muitas vezes como o vilarejo de javé não está documentada. Os alunos podem

Relacionados