Resenha do Filme Mauá o imperador e o rei

Páginas: 7 (1522 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
 O filme se passa no século XIX mais especificamente entre os anos de 1813-1889, época em que a Revolução Industrial atingiu seu auge, e que o mundo é marcado pela hegemonia mundial britânica. O contexto histórico é bastante tumultuado, pois se trata de um período de transição de estrutura no país. O país sofria forte pressão por parte dos ingleses para a extinção do trabalho escravo,sendo que em 1850 através da Lei Euzébio de Queiroz o tráfico escravo é definitivamente abolido, liberando capitais para outras atividades. Ainda nesse ano entra em vigor a Lei de Terras, que regularizou antigas sesmarias e posses, e o Código Comercial que normalizou a legislação sobre atividades mercantis e financeiras, derrubando entraves da legislação portuguesa, que dentro do espírito da contrareforma católica, condenavam as atividades de acumulação de capitais.
As primeiras cenas se desenrolam no Rio Grande do Sul em 1819, numa pequena localidade onde nasceu o gaúcho Irineu Evangelista de Souza. Ainda garoto ficou órfão de pai, o que lhe dificultou a permanência em casa, pois sua mãe, ao casar-se novamente foi obrigada, por imposição do novo marido a encaminhá-lo para o Rio deJaneiro, onde moraria com o seu tio.
No Rio de Janeiro, ainda adolescente começou sua árdua inserção no mundo do trabalho e do esforço pessoal para transformar tanto o cenário econômico-cultural da sociedade brasileira quanto sua própria vida, foi trabalhar no armazém do português Pereira de Almeida, onde se percebeu apto para os negócios e se empenhou em estudar, o que lhepossibilitou maior visão e tato comercial. Após essa atividade, em virtude de suas habilidades, força de vontade e autodidatismo, é promovido à guarda-livros no mesmo local. Com o tempo tornou-se empregado de confiança do português e sistemático controlador de seus negócios, um momento difícil no seu emprego é que, ainda adolescente atém-se a cobrar as hipotecas dentro do legal e leva um fazendeiro a sesuicidar ao tomar-lhe a fazenda devido a suas dívidas. O fato faz com que a sociedade se comova e há interferência direta de um dos políticos e Conselheiros de Estado (Barão de Feitosa) a favor da viúva, suspendendo a pena. Irineu vincula-se, desde muito cedo a ideias advindas do ideário liberal, lendo Adam Smith e Ricardo, cujas ideias irão nortear as práticas do empresário que abomina aescravidão, crê no trabalho digno e formalmente livre.
Há um escravo, em particular (Valentim), que o acompanha desde a sua chegada ao Rio de Janeiro. Esse escravo é propriedade do patrão de Irineu. No primeiro encontro entre o escravo e Irineu, este dá-lhe a chave da máscara a que o escravo estava obrigado a usar, pois fora punido por ingerir bebida alcoólica, informando-o de que doravante,seria ele mesmo o responsável pela guarda e uso da chave. Em um segundo momento, o escravo passa a ser propriedade de Irineu, quando este o liberta e lhe presenteia com sapatos (os escravos eram majoritariamente proibidos de usá-los), condicionando a liberdade a que o escravo deixasse de beber, que foi aceito.
Casou-se com a sua sobrinha a qual ele se apaixonou, e que teve filhos com ela,passou ao seu lado momentos bons e momentos difíceis.
Com a Lei Euzébio de Queirós, que em 1850 aboliu o trafico negreiro Graças a sua habilidade de negociação, ganha a simpatia do escocês Richard Carruthers, que se dispõe a educá-lo nos moldes do liberalismo econômico, prevalecente na Inglaterra. Posteriormente, passa a ser sócio de uma empresa britânica da qual, posteriormente, torna-seproprietário. Na sequencia, transforma-se em grande empresário, beneficiando-se de empréstimos britânicos e de financiamento estatal a partir de relacionamentos políticos influentes com a ala liberal no Segundo Império. Ingresso na Maçonaria teve a influência que lhe confere, conseguiu alargar seu universo relacional.
Com o crescimento profissional passou a receber influências de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do filme mauá o imperador e o rei
  • Resenha filme Mauá Imperador e Rei
  • resenha do filme maua imperador e o rei
  • Resenha Filme Mauá
  • Resenha do filme: “Mauá: O imperador e o rei”
  • Resenha – Filme: Mauá, o Imperador e o Rei
  • Resenha do filme mauá, o imperador e o rei
  • Resenha crítica do filme mauá

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!