resenha do filme: homens de honra

Páginas: 8 (1954 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2013








Bombas Hidráulicas






BOMBAS HIDRAULICA
Introdução
A primeira razão para o ser humano necessitar de uma bomba foi a agricultura. Embora a agricultura esteja em prática há mais de 10000 anos, os primeiros registros que temos de irrigação são devidos aos egípcios.Inicialmente transportavam a água em potes, mas cerca de 1500 a.C. apareceu a primeira máquina de elevação de água, a picota. Posteriormente apareceu o sarilho, usado para elevar um balde, a nora e a roda persa.Todas estas máquinas eram movidas por trabalho humano ou animal. O sarilho é empregado ainda hoje no abastecimento de água. Um dos tipos mais antigos de bomba foi o Parafuso de Arquimedes, empregado por Senaquerib, Rei da Assíria, para a irrigação dos Jardins Suspensos da Babilônia e Nínive, no século VIIa.C. e posteriormente descritas em maior detalhe por Arquimedes no século III a.C.As bombas alternativas a pistão ou êmbolo já eram do conhecimento dos gregos e dos romanos. Ctesibius, por volta de 250 a.C., inventou uma bomba alternativa movida por uma roda d’água, construída por seu discípulo Hero de Alexandria. No Museu Arqueológico Nacional de Espanha, em Madri, há uma bomba alternativaduplex, de acionamento manual, fabricada entre os séculos I e II d.C. Esta bomba foi encontrada na mina de Sotiel-Coronada em Calañas, Andaluzia, Espanha. No século XIII d.C., al-Jazari descreveu e ilustrou diversos tipos de bombas, entre outras, a bomba alternativa, o burrinho a vapor, a bomba de sucção e a bomba de pistão. As bombas cinéticas, embora fruto de conceitos muito antigos, sóvieram a ser construídas para uso real no início do século XIX. O inventor francês Denis Papin construiu uma "bomba de ar" em fins do século XVII, mas carecia de um acionador adequado. O nome deste aparelho, fole de Hesse, é uma homenagem ao patrono de Papin à época, o príncipe de Hesse.
Bomba Hidráulica
São dispositivos utilizados para converter energia mecânica em energia hidráulica. Quandoem operação, criam um vácuo parcial na linha de entrada e provocam a sucção do líquido para dentro de seu corpo. Segundo sua ação mecânica, encaminha este mesmo líquido à linha de saída (pressão) e força-o para dentro do sistema hidráulico. As bombas hidráulicas produzemvazão de líquido para o SH, sendo que a resistência a esta vazão ocasiona a formação da pressão. Quanto maior for à resistência à vazão, maior será a pressão fornecida pela bomba. Na linha de sucção da bomba, o vácuo parcial permite a admissão de óleo em sua entrada, entretanto podemos observar que na falta de óleo poderá ocorrer duas situaçõesdistintas:
Aeração: faltando óleo na entrada da bomba, ela não poderá fornecer vazão e ficará girando livre apenas com ar no seu interior.
Cavitação: A falta de óleo na entrada da bomba faz com que o ar seccionado provoque o efeito vácuo na sua entrada, denominado cavitação. Este efeito é prejudicial às bombas de força porque provoca danos ao corpo do elemento gerador de força das mesmas,chegando até mesmo à quebra do mecanismo.
Eixo de Cisalhamento: é o enfraquecimento de um certo local do eixo da bomba que provoca a sua quebra quando a bomba estiver travada .
Desempenho das Bombas Hidráulicas
As bombas são geralmente avaliadas em termos de descarga volumétrica, designada “volume de descarga” ou “capacidade”, que é a quantidade de líquido que a bomba pode descarregar em sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do filme o homem de honra
  • Resenha do Filme Homens de Honra
  • Resenha do filme homens de honra
  • Resenha do filme homens de honra
  • Resenha do filme: homens de honra
  • Resumo/Resenha Filme Homens de Honra
  • Resumo filme Homens de Honra
  • Sinopse do filme Homens de honra

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!