Resenha do filme: “donald no país da matemágica” (no original em inglês donald in mathmagic land).

300 palavras 2 páginas
Nos anos 50, os Estados Unidos e a ex-União Soviética, formavam as duas maiores potências do mundo e brigavam no campo político, científico, social, cultural e até mesmo esportivo pela supremacia mundial. Este jogo cheio de mistérios, intrigas e discussões acalouradas, deu-se o nome de Guerra Fria e como consequência, o mundo dividiu-se em dois pólos diametralmente opostos.

Nessa época, o governo americano tinha uma política de aproximação com países que poderiam ser assediados pelos soviéticos e o Brasil mereceu uma atenção importante. O famoso desenhista Walt Disney veio ao Brasil no fim dos anos 40 para colher informações a respeito da cultura local com a intenção de desenvolver novas idéias para a produção de desenhos animados. Dessa viagem, nasceu o Zé Carioca e o filme “Alô amigos” (1942) e com o Pato Donald em “Você já foi a Bahia” (1944).

Além desse assédio por parte dos americanos de implementar uma politica de boa vizinhança com países “amigos”, as duas potências também brigavam pela hegemonia no campo das ciências e tecnologias. A corrida armamentista e sobretudo a corrida espacial são exemplos dessa guerra.

No campo da matemática, porém, a União Soviética era tida como o país onde ela melhor se desenvolvia e foi uma das razões para que tomasse a dianteira na corrida espacial. Por esta razão que o ensino da matemática nos Estados Unidos sofreu profundas mudanças e deu início ao movimento conhecido como “Matemática Moderna” que também repercutiu fortemente no Brasil no final dos anos 50.

Nesse clima de Guerra Fria pela supremacia mundial, os Estúdios Walt Disney, produzem o filme “Donald no país da Matemágica” (1959), um desenho animado de 27 minutos, onde o Pato Donald é apresentado à Matemática e fica maravilhado com os encantos e possibilidades dessa nobre Rainha das

Relacionados