Resenha do filme Cidaão Boilesen

652 palavras 3 páginas
Filme : Cidadão Boilesen

O filme Cidadão Boilesen foi dirigido por Chaim Litewski, carioca, graduado em cinema pela Polytechnic of Central London, atualmente chefe do departamento de TV das Nações Unidas. O objetivo da obra é mostrar o envolvimento de empresários com a ditadura militar, especificamente, Henning Albert Boilesen, dinamarquês naturalizado brasileiro, que se tornou presidente da Ultragaz. Boilesen esteve diretamente envolvido com o esquema de repressão, tortura e assassinato de militantes de esquerda no fim dos anos 60 e início da década de 70.

O filme mostra, por um lado, que Boilesen realizou ações sociais junto a crianças e adolescentes e criou o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE); por outro, que era próximo a militares de alta patente e colaborou principalmente com a Operação Bandeirantes (OBAN). Essa viria a ser modelo para o Doi-Codi, uma política municipal surgida em São Paulo, cujo objetivo era o combate e extermínio de militantes de esquerda. Não por acaso, São Paulo é o grande centro capitalista brasileiro, uma cidade empresarial.

A justificativa utilizada pelos militares sobre a criação da OBAN é a de que o Exército estava na defensiva por conta da luta armada e, que portanto, deveria fazer frente ao terror que estava em curso no Estado de São Paulo. Esse argumento foi superestimado pelos militares, que reivindicaram o apoio dos empresários. Os primeiros defendiam a ideia de que os segundos perderiam caso o comunismo vencesse no Brasil. Vários industriais, dentre eles Boilesen, se cotizaram para atender ao pedido dos militares. Empresas do porte da já citada Ultragaz, da General Motors e da Andrade Gutierrez participaram da caixinha criada para financiar a ditadura. Não foram as únicas, é claro.

O depoimento de Fernando Henrique Cardoso se contrapõe a ideia de que os militares precisavam de apoio financeiro; de fato, os militares queriam apoio dos empresários para um pacto político. No documentário há um interessante

Relacionados