resenha do filme abril epedaçado

941 palavras 4 páginas
Resenha do Filme Abril Despedaçado

O filme Abril Despedaçado, do diretor Walter Salles, é ambientado no sertão brasileiro no início do século XX, em 1910. No período da República Velha, o lugar mostra ter leis próprias, completamente fora da realidade do resto do país.
O enredo do filme é a briga entre duas famílias. O fraternalismo, a vingança, e as demais características fundamentam-se no sistema puramente patriarcal que não permite aos personagens ter uma identidade própria em função das tradições e costumes, principalmente familiares.
O filme conta a história de Tonho e Pacu, as personagens principais da trama, a historia de uma blusa esperando ficar amarelada. Partindo dessa métrica abre espaço para a briga entre as duas famílias. Uma realidade infelizmente comum nas zonas rurais do Brasil, presente até os dias de hoje. Nesse caso específico é uma luta pela terra, pela fazenda que já tinha sido de uma família e agora era de outra, e assim sucessivamente ao longo das gerações, sendo definidas as terras mediante a morte de cada individuo da família inimiga.
Podemos perceber a estrutura familiar, autossuficiente, uma estrutura que não é concebida pela sociedade, mas sim com vida própria. No caso da formação da sociedade brasileira, a supremacia desse laço de sangue será intimamente relacionada à inexistência ou existência precária de um poder estatal, independente da família, com autoridade e força suficientes para administrar a justiça, situação agravada por nossa vasta extensão territorial. Nessas condições, uma mera ofensa pessoal, um mal-entendido, até para não falar dos casos mais graves de disputas de terra, ou ainda o envolvimento com questões políticas que podem funcionar como estopins que desencadeariam nos clãs envolvidos verdadeira guerra privada.
Os personagens estão envolto em religiosidade, tradições, códigos de honra e trabalho árduo. O dia a dia dessas pessoas é regido por sua construção sociológica. Uma família que vive e trabalha

Relacionados