Resenha do fillme sociedade dos poetas mortos

434 palavras 2 páginas
O filme Sociedade dos Poetas Mortos se passa em uma escola/internato masculino chamado Welton. Esse internato tem um modelo marcado por tempo determinado pra cada função e espaço racionalizado, tendo como finalidade a educação tradicional, baseada nos princípios da Tradição, Honra, Disciplina e Excelência.

São esses princípios que levam os pais a escolherem o internato como uma condição de que seus filhos ingressem nas melhores universidades. O estilo pedagógico adotado é de saber especifico: o cientifico. Os cursos mais valorizados são Medicina, Direito e Engenharia; já a Literatura e a Arte Dramática não são de tanta importância. Isso fica bem visível numa cena em que o aluno Neil não consegue convencer o pai, que exige que ele deixe suas atividades como redator do anuário escolar, e até quando o pai aborda-o depois de descobrir que esta participando de uma peça teatral.

O que a gente nota muito também é que a imagem feminina é prevalecida pela razão masculina. Prova disso é quando o pai de Neil fala sobre a decepção e tristeza que ele irá causar à sua mãe se insistir nas idéias de abandonar o ingresso na Medicina pra cursar Arte Dramática. O que fica marcado é que o sexo feminino possui um poder menor que o oposto. Devido a essa opressão por parte do pai, e a omissão materna, Neil comete suicídio por se sentir impossibilitado de realizar seus sonhos. Indo de frente assim com as idéias do professor Keating.

Contrapondo-se a isso tudo tem o professor John Keantig que tem como proposta de ensino com base no próprio processo de viver. Ele diz que a educação deveria se confundir com nossa vida. As suas propostas de ensino fogem do paradigma estabelecido pelo internato; uma vez que o professor utiliza de outros espaços, considerados não-convencionais pra propor atividades diferentes, fazendo com que a convivência entre os alunos seja agradável. O filme mostra cenas como as que o professor encoraja seus alunos a subirem na mesa, falarem alto, e até arrancar as

Relacionados