RESENHA DO DOCUMENT RIO A CORPORA O THE CORPORATION

860 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ – UNOCHAPECÓ
ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E JURÍDICAS
CURSO DE DIREITO
COMPONENTE CURRICULAR: Relações Internacionais
PERÍODO: 4°
DOCENTE: Odete Maria de Oliveira
ACADÊMICA: Daiana Regina Turmena

RESENHA DO DOCUMENTÀRIO: A CORPORAÇÃO (THE CORPORATION)
O documentário A Corporação, é baseado no livro The corporation: the pathological pursuit of profit and power, de Joel Bakan. O documentário relata como funciona a questão econômica global, como surgiu a corporação, além das denuncias de abusos trabalhistas e trabalho infantil. Ao longo do filme é possível ver como se evolui as corporações desde o surgimento até o nosso atual cenário internacional e todo o impacto que ela proporciona no mundo e principalmente em países desfavorecidos.
No fim do século XIX, surge as primeiras corporações tendo sua forma de atuação protegida então pela 14ª emenda da Constituição Norte Americana, tornando a corporação uma pessoa jurídica, lhe dando variáveis autonomia, operando como um organismo ela visa somente o lucro de seus acionistas. Como uma corporação não existe fisicamente, para que ela funcione ela ganha um “corpo jurídico” e desta forma tem autonomia para contratar e demitir pessoas, comprar e vender empresas, e demais questões. Por trás das corporações está todo o modelo capitalista.
O documentário relata com muito afinco os abusos dessas corporações, fábricas instaladas em países desfavorecidos, pagando salários miseráveis a seus empregadores, além do abuso de trabalho infantil por horas de trabalhos incansáveis e em contra partida, vendem seus produtos por preços altíssimos, lucrando milhões e assim satisfazendo seus acionistas lucrarem mais e mais e os tornando obsessivos por poder e riqueza.
O filme tenta conscientizar a sociedade internacional e assim conclama para uma luta contra esses abusos do meio econômico global, sugerindo o não consumismo dos produtos, indicando um boicote dos produtos até que as corporações tomem

Relacionados