Resenha do documentário “Encontro com Milton Santos - O mundo global visto do lado de cá”

Páginas: 3 (508 palavras) Publicado: 17 de março de 2014
No filme em que se retrata a globalização, o caminho do senso comum tomado a respeito do tema é abandonado e se apresenta sob uma nova perspectiva. Logo no inicio, ela é classificada em trêsformas: globalização como é posta; a globalização da perversidade e o mundo por outra globalização. Ocorridos que comumente seriam classificados como uma vitória da globalização são dissecados eapresentam a real face da fragmentação da sociedade.
Ao longo do documentário, a “crise da globalização”, ou seja, os decorreres negativos desenvolvidos pela sociedade capitalista, é exemplificado cominúmeros retratos de ações realizadas por pequenos grupos que causam terríveis consequências para comunidades inteiras, como a tentativa de privatização da água potável em Cochabamba (Bolívia), entretanto,esses eventos chamaram a atenção do mundo para os efeitos do avanço descontrolado da globalização frente à sociedade capitalista atual.
No decorrer da crise financeira, o desmonte do Estado deBem-Estar Social é acentuado, com aumento do desemprego, da fome, do desabrigo, dos baixos salários e da miséria, ocorrendo concomitantemente com o segundo efeito da globalização, a globalização daperversidade, de forma que a pobreza é vista como algo natural.
Dessa forma, a sociedade se divide em dois grandes grupos, por um lado, aqueles que não comem, do outro lado, aqueles que não dormem comreceio dos que não comem. De acordo com Milton Santos, “produzimos mais comida do que consumimos”. Essa divisão na sociedade pode ser observada em diversos planos, tanto de forma física, como de formaabstrata, sendo, por vezes, a última mais incisiva do que a primeira.
Ainda assim, outro setor da sociedade tem papel fundamental no processo de globalização e seus efeitos: a mídia. É ela ainterpretadora dos fatos globais que são repassados - ou não - para a população em geral, podendo guiar o pensamento comum ou até mesmo criá-lo.
Após séculos de exploração da África e da América Latina por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESENHA DO DOCUMENTÁRIO: Encontro com Milton Santos – O mundo global visto do lado de cá
  • Resenha do documentário Encontro com Milton Santos – O mundo global visto do lado de cá
  • Relatório do documentário “Encontro com Milton Santos – O mundo global visto do lado de cá”
  • Análise Documentário "Encontro com Milton Santos – O mundo global visto do lado de cá"
  • Resenha Encontro com Milton Santos – O mundo global visto do lado de cá
  • RESENHA: "Encontro com Milton Santos: O mundo global visto do lado de cá"
  • Resenha crítica do documentário "encontro com milton santos: o mundo global visto do lado de cá".
  • “Encontro com Milton Santos: O mundo global visto do lado de cá”

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!