Resenha do corredor cultural

Páginas: 4 (795 palavras) Publicado: 5 de setembro de 2013
No dia 15 de agosto de 2013, as três turmas do Ensino Médio, do Colégio Monteiro Passos, realizaram o passeio “Corredor Cultural: A origem, o Rio ontem – o Rio hoje”, visitando os pontos históricosdo centro da Cidade do Rio de Janeiro. Acompanhados dos professores Alexander, de história e Diego, de literatura, e de um guia turístico, foi passado aos alunos a importância e a história de algunsmonumentos e lugares da cidade.
A caminho do centro foi utilizada uma das mais importantes avenidas da cidade como meio de acesso, a Avenida Brasil, que com 58,5 quilômetros de extensão, passa por 27bairros do Rio de Janeiro, e é a maior avenida do Brasil. O primeiro ponto aonde os alunos puderem descer foi o Maracanã, que foi inaugurado em 1950 e passou por reformas no último ano. O estádiopossui a estatua de Belini a sua frente. O estádio sediará alguns jogos da Copa do Mundo de 2014.
O segundo ponto foi o Sambódromo, na Avenida Marquês de Sapucaí. O seu projeto, é de autoria doarquiteto Oscar Niemeyer. E recebe uma vez ao ano, no carnaval, escolas de samba e um grande público para assistir ao desfile realizado durante 3 dias no Sambódromo. Uma outra avenida também estudada nopasseio foi a Avenida Presidente Vargas que é o centro do centro, pois é a única via que possui os três meios de transporte: ferroviário, rodoviário e metroviário. Possui 3,5 quilômetros de extensão, foiinaugurada em 7 de Setembro de 1944, e se destaca por três tipos de estabelecimentos: comerciais, históricos e residenciais. Nela não há nenhuma construção, somente a Candelária.
A Candelária, tambémfoi visitada, foi o terceiro ponto do passeio. Segundo conta a história, houve uma tempestade que quase teria feito naufragar um navio chamado "Candelária", no qual viajavam espanhóis, que prometeramque se escapassem com vida, construiriam uma igreja com o nome da navegação, e assim foi feito. O quarto lugar visitado foi o primeiro andar do Centro Cultural Banco do Brasil. Com 17 mil metros...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • corredor cultural
  • corredor cultural
  • Arquitetura
  • A PERSISTÊNCIA DA SUBUTILIZAÇÃO DO CORREDOR CULTURAL.
  • Resenha da obra "hibridismo cultural"
  • Resenha
  • Resenha O que é História Cultural
  • Resenha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!