Resenha do CapítuloIX “A Idade Média no Ocidente- Dos Bárbaros ao Renascimento"

Páginas: 2 (323 palavras) Publicado: 5 de dezembro de 2014
Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ
Instituto de Filosofia e Ciências Sociais- IFCS
Instituto de História- IH
Professora: Gracilda Alves
Aluno: Emanoel Cunha
Disciplina: Medieval IIResenha do CapítuloIX “A Idade Média no Ocidente- Dos Bárbaros ao Renascimento"

Uma das maiores riquezas que se tem conhecimento da Idade Média- fator de de riqueza e poder era- a terra.Precariamente explorada ainda no limiar ano mil, mesmo com novas maneiras de lidar com ''a natureza'', ainda a importância de seu uso estava em seus interesses, segundo medievalista Marc Bloc essas eram"isoladas entre imensos desertos, terrenos exíguos, clareiras cultivadas". Por conseguinte os esforços empreendidos pelos homens, assim como, o desejo de domínio da natureza passa a empreender novasexplorações. E é no século XII que esses novos espaços cultivados abrangem mais terrítorios, aliado essas com as transformações que tende a inserir benefícios para os camponeses. O desesenvolvimento nomundo rural vem através desses aspectos e demarca claramente a importância de seu processo no desenvolvimento do Ocidente.
O autor analisa o surto do mural rural entre os século IX ao XIII, percorrendoas causas do surto rural aponta as modificações climáticas, estudiosos que analisaram socialmente e economicamente esse período são Le Roy Ladurie e Broocks. O salto da população entre o ano IX ao XIVtriplicou a população. Seja com a grande taxa de natalidade sobre a moratlidade, assim com uma melhora da diversificação dos alimentos,a companhada ao crescimento das cidades. As migrações humanaspassa a adensar espaços tidos como desertos, ocasionando fracionmanentos de domínios e dos mansos.
Cabe salientar que também as mudanças socias e econômicas são de grande importância para analise desseestudo, pois a ruralização das classes dominantes incita os camponeses a produzir melhor. Há um desenvolvimento das trocas, consumo de novos gêneros agrícolas, alterando os hábitos alimentares dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha "A Idade Média e o Nascimento do Ocidente"
  • Resenha: A idade Média, Nascimento do Ocidente
  • A istalação dos barbaros na Idade média
  • A idade média
  • A idade média. o nascimento do ocidente.
  • renascimento e idade media
  • Idade media e o renascimento
  • idade media e o renascimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!