Resenha do CapítuloIX “A Idade Média no Ocidente- Dos Bárbaros ao Renascimento"

323 palavras 2 páginas
Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ
Instituto de Filosofia e Ciências Sociais- IFCS
Instituto de História- IH
Professora: Gracilda Alves
Aluno: Emanoel Cunha
Disciplina: Medieval II

Resenha do CapítuloIX “A Idade Média no Ocidente- Dos Bárbaros ao Renascimento"

Uma das maiores riquezas que se tem conhecimento da Idade Média- fator de de riqueza e poder era- a terra. Precariamente explorada ainda no limiar ano mil, mesmo com novas maneiras de lidar com ''a natureza'', ainda a importância de seu uso estava em seus interesses, segundo medievalista Marc Bloc essas eram "isoladas entre imensos desertos, terrenos exíguos, clareiras cultivadas". Por conseguinte os esforços empreendidos pelos homens, assim como, o desejo de domínio da natureza passa a empreender novas explorações. E é no século XII que esses novos espaços cultivados abrangem mais terrítorios, aliado essas com as transformações que tende a inserir benefícios para os camponeses. O desesenvolvimento no mundo rural vem através desses aspectos e demarca claramente a importância de seu processo no desenvolvimento do Ocidente.
O autor analisa o surto do mural rural entre os século IX ao XIII, percorrendo as causas do surto rural aponta as modificações climáticas, estudiosos que analisaram socialmente e economicamente esse período são Le Roy Ladurie e Broocks. O salto da população entre o ano IX ao XIV triplicou a população. Seja com a grande taxa de natalidade sobre a moratlidade, assim com uma melhora da diversificação dos alimentos,a companhada ao crescimento das cidades. As migrações humanas passa a adensar espaços tidos como desertos, ocasionando fracionmanentos de domínios e dos mansos.
Cabe salientar que também as mudanças socias e econômicas são de grande importância para analise desse estudo, pois a ruralização das classes dominantes incita os camponeses a produzir melhor. Há um desenvolvimento das trocas, consumo de novos gêneros agrícolas, alterando os hábitos alimentares dos

Relacionados