RESENHA DO CAPÍTULO 3 – A META DA CIÊNCIA. DO LIVRO A FABRICAÇÃO DA CIÊNCIA DE ALAN CHALMERS

Páginas: 6 (1278 palavras) Publicado: 5 de setembro de 2013



CLÁUDIO JOSÉ DE OLIVEIRA SOUZA


RESENHA DO CAPÍTULO 3 – A META DA CIÊNCIA.
DO LIVRO A FABRICAÇÃO DA CIÊNCIA DE ALAN CHALMERS.



Rio de Janeiro
2013





O LIVRO
Chalmers, Alan. A fabricação da ciência – Tradução de Beatriz Sidou, São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1994. (Biblioteca básica)
Em A fabricação da ciência, ele continuao exame das posições de autores como Popper, Kuhn, Lakatos e Feyerabend, mas pretende principalmente expor seu próprio ponto de vista.
Chalmers considera uma aquisição da filosofia da ciência o reconhecimento da inutilidade da busca de um método científico universal e a-histórico, o qual permitiria distinguir ciência de outras formas de conhecimento, mas evita a conclusão, sugerida porFeyerabend, de que esta inutilidade deveria nos levar a abandonar a busca de qualquer método e a considerar o conhecimento científico equivalente a quaisquer outras formas de conhecimento. Chalmers define o objetivo da Física - enquanto disciplina científica - como a busca permanente de "teorias e leis extremamente gerais e aplicáveis ao mundo físico". Aqui já encontramos um traço importante de seupensamento, pois ele evita deliberadamente generalizar para todo e qualquer campo disciplinar características extraídas da reflexão sobre uma destas disciplinas. Chalmers argumenta que suas formulações, ainda que propositalmente genéricas, "bastam para ajudar a combater as formas mais radicais do relativismo e do ceticismo".
Chalmers recorre ao arsenal da história da ciência, com ênfase no caso daciência galileana, para uma crítica com dois alvos distintos. De um lado Lakatos e Popper, que embora antipositivistas em aspectos fundamentais, compartilharam a busca de uma metodologia científica universal e a-histórica. De outro lado o anarquismo de Feyerabend e o relativismo de alguns sociólogos contemporâneos do conhecimento. O argumento desta última crítica está centrado na tese de que a "ciênciapode e frequentem ente tem sido praticada de uma forma que atende predominantemente aos interesses da produção do conhecimento, mais do que é subserviente a outros interesses de classe, ideológicos ou pessoais". Chalmers não defende, contudo, uma assepsia da ciência; sua tese é que é possível distinguir o objetivo da ciência de outros objetivos, mas não que seja possível separá-los. Por esta razãodedica todo um capítulo à "dimensão social e política da ciência", onde defende a "necessidade de controle dos limites e finalidades do conhecimento científico”. http://grabois.org.br/portal/cdm/revista.int.php?id_sessao=50&id_publicacao=150&id_indice=942
O AUTOR
Alan Francis Chalmers nasceu em Bristol (Inglaterra), em 1939. Formado em Física pela Universidade de Bristol, fez mestrado pelaUniversidade de Manchester e doutorado pela Universidade de Londres. Foi professor na Universidade de Sydney (Austrália). Chalmers foi eleito membro da Academia de Letras em 1997. Seu principal interesse de pesquisa é a filosofia da ciência e é autor do livro best-seller que é ciência afinal? Que foi traduzido para muitas línguas. http://en.wikipedia.org/wiki/Alan_Chalmers
NO CAPÍTULO 3 – A META DACIÊNCIA, ele vai realizar um esboço caracterizador da meta da ciência, servindo para distingui-la de outras formas de conhecimento; em seguida oferece uma caracterização mais detalhada das metas implícitas na ciência contemporânea, defendendo métodos e padrões do ponto de vista do quanto estes atendam à versão prática possível da meta da ciência.
O CAPÍTULO 3 está dividido em seis tópicos: 3.1Observações Introdutórias; 3.2 A ciência como busca da generalidade; 3.3 As primeiras tentativas para o estabelecimento das generalizações teóricas; 3.4 A generalidade e a experimentação: Galileu; 3.5 A substituição do desenvolvimento pela certeza e 3.6 A meta da ciência.
No tópico 3.1 Observações Introdutória, não acredita que os filósofos disponham de recursos que lhes permitam formular uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha dos capítulos II, III e IV do livro O que é ciência, afinal de Chalmers.
  • O que é ciência afinal? Alan Chalmers
  • Capitulo 3 do livro: Ciência Política
  • Resenha do capitulo do livro ciencia politica
  • O que é ciência afinal?
  • Resenha sobre o livro: o que é ciência afinal? (a. f. chalmers)
  • Livro: O que é ciência afinal? CHALMERS
  • CHALMERS, Alan F.. A meta da ciência. In: A Fabricação da Ciência. Tradução de Beatriz Sidou – São Paulo:...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!