Resenha - Do Campo do Paisagismo e de sua Abrangência e VALORES DA PAISAGEM: os significados dos rios e manguezais da cidade do Recife

1505 palavras 7 páginas
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Arquitetura e Urbanismo
Acadêmica: Jéssica Rodrigues Meneses

DO CAMPO DO PAISAGISMO E DE SUA ABRANGÊNCIA

O autor, Vicente Barcellos, Graduado em Paisagismo pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1976 e em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Metodista Bennet, 1979. Mestre em Planejamento Urbano pela Universidade de Brasília (1993) e Doutor em Estruturas Ambientais e Urbanas pela Universidade de São Paulo (1999). Coordenador do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação da FAU-UnB.
O artigo explora as diferentes escalas do paisagismo, porque alguns entendem apenas como jardins residenciais enquanto outros estendem a macro estruturas urbanas, diferenças devido o processo histórico.
Como todas áreas, o paisagismo também tem seus limites de atuação. No campo brasileiro, a profissão do paisagista é normalmente reduzida à criação de jardins.
O presente artigo busca entender o porquê desse conceito no Brasil, analisando as origens no séc. 19.
Embora na história do paisagismo sejam dados como exemplos os jardins renascentistas e os suspensos da Babilônia, o paisagismo como profissão é fortalecido apenas com a Revolução Industrial, na Europa. Mas a designação landscape architecture é usado por Frederick Law Olmsted nos fins do séc. 19, ao necessitar a necessidade de planejar os espaços, assim como se faz com os edifícios, analisando os problemas e soluções pelo desenho.
Com os movimentos migratórios para os centros industriais, a explosão populacional desencadeou inúmeras doenças e pestes, levando a técnicos repensarem a habitação. Olmsted abraça a ideia de espaços verdes dentro da cidade como melhoria da qualidade de vida, agregando a eles valores educacionais e recreativos, diz o autor, “Olmsted entende a paisagem como um sistema unificado de funções urbanas e rurais que deva ser objeto de um planejamento social estruturado. Essa é, talvez, a mais importante das suas contribuições”.

Relacionados