Resenha do atirgo Políticas de atenção do pré-natal ao parto e nascimento e ao recém nascido

1132 palavras 5 páginas
D'ORSI, Eleonora et al . Desigualdades sociais e satisfação das mulheres com o atendimento ao parto no Brasil: estudo nacional de base hospitalar. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 30, supl. 1, p. S154-S168, 2014.
____________________________________________________________________________
Os autores objetivaram conhecer os fatores associados à avaliação das mulheres quanto à relação entre os profissionais de saúde e as parturientes e, como esses fatores influenciaram a satisfação com o atendimento ao parto. É sabido que as mulheres valorizam a forma como são recebidas na maternidade e a atenção dispensada pelos profissionais de saúde durante o trabalho de parto e parto. Existe uma expectativa das mulheres sobre o atendimento que irão receber e isto acaba por influenciar na satisfação da assistência recebida, embora, não retrate especificamente a qualidade da assistência prestada. No entanto, avaliar a satisfação com o atendimento recebido pode ser uma importante ferramenta para o controle social. Cabe destacar que a qualidade da experiência vivenciada pelas parturientes também influenciam os resultados maternos e neonatais, uma vez que a ansiedade durante o parto está associada com altos níveis de adrenalina, padrões de frequência cardíaca fetal anormal, diminuição da contratilidade uterina, aumento na duração da fase ativa do trabalho de parto e baixos índices de Apgar.
Foram utilizados dados coletados da primeira fase do estudo Nascer no Brasil (estudo nacional de base hospitalar): dados da entrevista por telefone, dados da entrevista hospitalar com a puérpera e dados do prontuário. Presumiu-se que haveria uma dependência relacionada da satisfação geral das mulheres com o atendimento ao parto e a relação que estabeleceram com os profissionais de saúde que as atenderam durante a internação hospitalar e o parto em si.
Foram considerados os aspectos: tempo de espera desde que chegou à maternidade até ser atendida, respeito dos profissionais ao receber e

Relacionados