Resenha do artigoMedicina,Educação e psiquiatria para a infância

690 palavras 3 páginas
Resenha do artigo: Medicina, educação e psiquiatria para a infância :o Pavilhão-Escola Bourneville no início do século XX

Este trabalho de Renata Prudencio da Silva oferece uma importante contribuição para a visão da criação do Pavilhão-Escola Bourneville do Hospício Nacional de Alienados no início do século XX, primeira instituição brasileira para a assistência a crianças anormais. Com as construções teóricas e ações sobre a sociedade ,destaca o conhecimento então produzido sobre os diagnósticos relativos à infância e sobre o método médico-pedagógico empregado no Pavilhão.

Devido as denúncias sobre a assistências dadas as crianças que se encontravam internadas no Hospício Nacional de Alienados(HNA), com a direção do médico Pedro Dias Carneiro ,1897 até 1902,ainda que este tenha se manifestado, enviando relatório ao ministro da Justiça e Negócios Interiores e que davam conta das atividades, resultados e dificuldades do HNA ,mesmo assim recebeu criticas como sendo incapaz de estar a frente do Hospício. Já em 2 de fevereiro de 1902, o Jornal do Comércio publicou várias denúncias sobre as irregularidades do Hospício na administração de Dias Carneiro, entre as quais a de pensionistas que viviam em promiscuidade com indigentes, a de crianças doentes que andariam junto aos adultos, bem como denúncias sobre a falta de equipamentos e de itens básicos, como lençóis ou mesmo camas para os pacientes (Müller, 1998, p. 70)

Com uma nova administração nomeado diretor do HNA em 26 de março de 1903, por indicação de Afrânio Peixoto ao ministro J. J. Seabra, permanecendo no mesmo cargo até 1930. Juliano Moreira solicitou verbas ao governo para que pudesse proceder às reformas necessárias, afirmando a importância de que se implantasse um novo modelo de atendimento às crianças do Hospício, bem como a necessidade da contratação de um médico pediatra que ficasse responsável por este serviço.

Segundo a autora foi observado através dos prontuários como essas crianças eram

Relacionados