Resenha do Artigo: TEMPO NA PSICOLOGIA: CONTRIBUIÇÃO DA VISÃO CRONOBIOLÓGICA À COMPREENSÃO BIOPSICOSSOCIAL DA SAÚDE

680 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS
Resenha do Artigo: TEMPO NA PSICOLOGIA: CONTRIBUIÇÃO DA VISÃO CRONOBIOLÓGICA À COMPREENSÃO BIOPSICOSSOCIAL DA SAÚDE
O artigo tem por objetivo retratar uma recente área do conhecimento no estudo da Psicologia a cronobiologia que estuda as características temporais dos organismos em todos os seus níveis de organização e a relação temporal desses organismos com o meio.
A cronobiologia inclui em seus estudos os ritmos biológicos que oscilam em função do tempo, sendo que esta oscilação se repete regularmente (Marques, Golombek & Moreno, 1999). Um dos subsídios ao estudo dos indivíduos é a explicação de como determinadas características anatômicas e processos fisiológicos promovem e auxiliam a adequação do sistema ao ambiente. É importante para a sobrevivência da espécie, que processos fisiológicos e comportamentos se manifestem nos momentos em que a situação ambiental seja a mais adequada. Além disso, a cronobiologia traz uma das mais importantes contribuições relativas ao tempo: a noção de variabilidade das funções biológicas ao longo das 24 horas do dia, além disso, destaca que as pessoas tendem a responder diferentemente à mesma situação conforme o momento do dia que ela ocorra.
Na área da Psicologia a cronobiologia tem muito a contribuir, como por exemplo, na Psicologia clínica no tratamento de doenças, baseadas no uso do relógio biológico para identificar os horários de pico de determinadas enfermidades e, a partir de então, aplicar métodos de tratamento mais eficazes. Na psicometria mostra que dependendo do dia apresentamos picos de máximo e de mínimo desempenho cognitivo, podendo modificar resultados de avaliações neuropsicológicas. Na psicologia hospitalar as necessidades da prestação de serviço podem afetar na saúde dos profissionais, as mudanças das escalas de trabalho interferem no relógio biológico, expondo o profissional a estresse presente no local de trabalho, hipertensão

Relacionados