Resenha do Artigo Nem Britânico nem Americano

Páginas: 4 (770 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
INGLÊS! O SEU OU O MEU?

No artigo “Nem Britânico, nem Americano: O ensino da pronúncia do inglês como língua internacional” do Doutor em Linguística (UFC) José Roberto Alves Barbosa, professor doDepartamento de Línguas Estrangeiras (DLE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e também Mestre em Linguística Aplicada (UFRN), publicado na Revista de Letras –Vol. 30 -1/4 – jan.2010/dez. 2011, é abordado o ensino do inglês como uma língua internacional e não mais como uma língua que seria um atributo particular dos falantes nativos. Esse tema deveria ter uma maior difusão jáque ainda existem vários mitos que levam os aprendizes de inglês a acreditarem que existe um inglês melhor que o outro, ou que ainda aprender com professores nativos seja mais vantajoso de que com umprofessor de inglês brasileiro.
Inicialmente o autor apresenta um percurso histórico expondo os métodos de ensino e aprendizagem de línguas tais como, o método de Gramática e Tradução, o métodoDireto, o Audiolingual, entre outros, expondo suas principais influências no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras assim como suas deficiências e mutações no decorrer do tempo de acordo com asnecessidades sociais. Barbosa considera como uma das ferramentas cruciais para o desenvolvimento do ensino de línguas o IPA – International Phonetic Alphabet, desenvolvido por foneticistas. Realmente oIPA é de grande importância para o ensino da pronúncia de línguas, pois tem como o objetivo central representar a partir de uma simbologia escrita os sons orais de todas as línguas e dessa formafacilitar o aprendizado dos alunos.
O foco em questão é o ensino e aprendizagem do inglês como uma língua que já rompeu os paradigmas de ser classificada como propriedade de Americanos ou Britânicos eque hoje já se tornou um dialeto internacional. Apesar desses rompimentos ainda existe uma política imitacionista que visa colocar o falante nativo como “dono” da língua e assim o protótipo perfeito a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A diferença entre inglês britânico e americano
  • DO IMPERIALISMO BRITÂNICO AO NORTE-AMERICANO
  • diferenças ingles britanico e americano
  • Diferença entre o Inglês Americano e o Britânico
  • o ciclo britanico/americano
  • Ingles britanico e ingles americano
  • Diferença entre o ingles britanico e o americano
  • A diferença entre o inglês britânico e americano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!