RESENHA DO ARTIGO MUTA ES CRUZADAS 1

1527 palavras 7 páginas
RESENHA DO ARTIGO MUTAÇÕES CRUZADAS: A CIDADANIA E A ESCOLA
O artigo “Mutações Cruzadas”, escrito por Fraçois Dubet, publicado na Revista Brasileira da Educação no ano de 2011, é dividido em tópicos que abordam os temas referentes à cidadania, cultura, educação e escolaridade. François Dubet apresentou, através deste, simplesmente uma análise de toda a formação e vicissitudes da educação francesa, usando a Escola Republicana Francesa, como exemplo do melhor método para a formação de cidadãos, comparando a cidadania do séc. XIX com a do séc. XXI, na França moderna, que, devido à globalização abriga em seu território diversas culturas, etnias e sociedades diferentes.
A educação básica francesa consistia em um aprendizado que seria comum a todos, independentemente da profissão que viessem a seguir. Logo, lhes era ensinada a história como um legado do qual são herdeiros, uma história que fazia com que se sentissem cidadãos franceses, que lhes despertasse um patriotismo. Isto se deu durante um período em que a cidadania estava estritamente ligada ao nacionalismo, e em que a educação era amparada na disciplina. O autor cita uma análise de Michel Foucault, na qual ele demonstra que as escolas se utilizaram do mesmo método que as igrejas usavam, até então, para formar fiéis, que é a disciplina. Esta disciplina, segundo Foucault, em seu livro Vigiar e Punir, só é absoluta quando se inspira no militarismo.
É evidente a importância da disciplina agregada ao ensino e do nivelamento cultural no ensino fundamental e médio. Assim, todos os jovens estão inteirados de todo o processo histórico que levou a sua nação a chegar ao ponto em que se encontra, e de que este processo se deu através do trabalho árduo de reis, líderes e trabalhadores ao decorrer dos séculos. A arte (assim como as demais ciências) é igualmente valorizada, e todos conhecem o trabalho dos grandes escritores e artistas de nacionalidade francesa, o que reforça a questão do patriotismo e da herança cultural que

Relacionados

  • A Invenc A O Do Cotidiano Michel De Certeau 1
    106096 palavras | 425 páginas
  • BITTAR Eduardo C
    395451 palavras | 1582 páginas
  • HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
    127903 palavras | 512 páginas