Resenha do Artigo – Green Extraction of Natural Products: Concept and Principles

972 palavras 4 páginas
A extração de produtos naturais sempre foi considerada limpa quando comparada a indústrias de química pesada, porém, pesquisadores e especialistas descobriram que o impacto ambiental causado é bem maior do que demonstrado aparentemente. A extração de produtos naturais está associada a um alto consumo energético e de solventes, resultando em um pequeno rendimento do produto isolado (frequentemente indicado em decimais). Desde a descoberta do fogo, a extração de produtos naturais, tendo diversos povos (egípcios, fenícios, chineses, maias, entre outros) obtido conhecimento sobre processos inovadores de extração (maceração, destilação) usados para preparação de perfumes, comidas e usos medicinais.
Tendências atuais das técnicas extrativas têm focado firmemente na descoberta de soluções que minimizem o uso de solventes. Os desafios lançados pela competitividade do mercado global e a rigorosa proteção ambiental requerem inovações tecnológicas para quebrar o paradigma dos processos do passado. Nesse contexto de inovação tecnológica, o desenvolvimento de tecnologias verdes e o uso de fontes renováveis de matéria-prima ocupam um papel central nos processos favoráveis ao meio ambiente.
A partir da definição de Química Verde é possível definir a ideia de Extração Verde como um conceito baseado na descoberta e projeção de processos de extração que reduzirão o consumo energético, permitindo o uso de solventes alternativos e de produtos naturais renováveis que assegurem a segurança e alta qualidade do produto. As estratégias relacionadas à Extração Verde estão associadas ao melhoramento de processos existentes, o uso de equipamentos não dedicados e inovação de processos e procedimentos juntamente com o uso de solventes alternativos.
O conceito de Extração Verde se ampara em seis princípios norteadores que regem a filosofia desse novo processo extrativo. O primeiro princípio trata da inovação pela seleção de variedades e uso de recursos de plantas renováveis. Esse princípio se

Relacionados

  • dicionario inglês militar
    100218 palavras | 401 páginas
  • Livro Responsabilidade Social
    164085 palavras | 657 páginas