Resenha do Artigo Fisioterapia Pré e Pós Correção Cirúrgica Pró-Oponente do Polegar e Posição Intrínseca dos Dedos.

1274 palavras 6 páginas
Resenha do Artigo Fisioterapia Pré e Pós Correção Cirúrgica Pró-Oponente do Polegar e Posição Intrínseca dos Dedos.

A hanseníase é caracterizada por lesão nos nervos e é causa de muitas deformidades e incapacidades, que alteram a vida do paciente.
Quando os nervos ulnar e mediano são lesionados, a integridade motora, sensitiva e autonômica da mão é interrompida, essencial para as suas funções básicas – a preensão e a sensibilidade.
Para proporcionar ao paciente um melhor desempenho nas atividades de vida diária e profissional é retunelizado cirurgicamente tendões de músculos íntegros para substituir a função dos músculos paralisados.
A presença de paralisia na mão é, por si só, indicação para a cirurgia. Em hanseníase existem algumas condições clínicas pré-operatórias que também deve ser confirmadas pelo cirurgião, como: baciloscopia negativa e ausência de neurites e “reações” há pelo menos um ano; inexistência de úlceras e dermatites; quadro motor estável, com pelo menos um ano de evolução ou lesão neurológica definitiva detectada através de exame eletroneurofisiológico. A avaliação pré-operatória inicial, além de registrar os dados referentes ás deformidades, queixas, mão dominante, ocupação, práticas esportivas e de lazer, é importante conhecer as expectativas do paciente em relação a cirurgia. O paciente deseja sempre recuperar a sensibilidade, a destreza e a coordenação dos movimentos iguais ás que tinham antes de sofrer a lesão.
O terapeuta tem a função de desmistificar a ideia de recuperar a sensibilidade, reforçar os objetivos da cirurgia proposta e certifica-se de que o paciente compreende quais são as melhorias funcionais possíveis no desempenho de suas atividades e o motivo pelo qual deverá continuar a realizar autocuidados. Também é bom informar ao paciente o tempo médio de imobilização e de terapia pré e pós operatória, esclarecendo cada etapa. Desta forma o paciente não ficará surpreso ao retirar o gesso e perceber que a mão ainda não

Relacionados

  • 2238
    220703 palavras | 883 páginas
  • Doenças do trabalhador
    256986 palavras | 1028 páginas
  • 16 Doenças do trabalho
    256991 palavras | 1028 páginas
  • 66310314 Alucinacoes Musicais Oliver Sacks
    115568 palavras | 463 páginas