Resenha do artigo Estresse oxidativo e envelhecimento: papel do exercício físico / Oxidative stress and aging: role of physical exercise

510 palavras 3 páginas
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIA
DOCENTE: MARCOS LÁSARO
DISCENTES: TIAGO SANTANA, MANUELA VILA BOAS, ELAINE DE LIMA E IVANA ALMADA
TURMA: BMD3AN

O artigo de R. Sampaio e C. Morais, publicado em 2010, traz como tema os radicais livre ligado ao envelhecimento e a formação deste radicais no exercício físico. O estudo é feito encima de vários autores com o intuito de revisar todo conteúdo ligado aos radicais livres, como eles se comportam, os estímulos ligados a sua produção e os efeitos deste às pessoas.
As espécies reativas de oxigênios (EROS) são os radicais livres que podem ser formados tanto no meio intracelular quanto no meio extracelular, sendo os mesmos tóxicos, causando o envelhecimento. Essas estruturas causam danos irreparáveis as paredes celulares, ao DNA e as mitocôndrias. No entanto a EROS pode ter seu lado positivo ajudando os macrófagos na destruição de bactérias e seu lado negativo fazendo alterações lipídicas que pode ocasionar em morte celular. No artigo é apresentado um sistema antioxidante que são divididos em enzimáticos e não enzimático que é estudado e relacionado a atividade física.
O estudo, além de ser uma revisão, seleciona autores diversos para melhores entendimentos acerca da EROs na atividade física. O que demonstra ser uma compactação do assunto ainda não muito trabalhado. Assim como, os autores, por diversas vezes citam que não há estudos aprofundados relacionados à teoria do envelhecimento atribuída aos radicais livres. No entanto verifica em alguns autores que há algumas fontes de produção da EROs, tal como a cadeia de transporte de elétrons, que na atividade física aumenta sua produção pois há um aumento no consumo de oxigênio. De contra partida o sistema antioxidante exerce um papel de inibição da ação reduzindo as lesões celulares e a inflamação causados pela EROs.
A atividade física regular e uma dieta balanceada a base de vitaminas do tipo A, B e E junto a flavonoides, tióis, ácido úrico, bilirrubina e micronutrientes

Relacionados