RESENHA DO ARTIGO: “Educação Popular: De Uma Prática Alternativa a uma Estratégia de Gestão participativa das Políticas de Saúde”, de Eymard Mourão Vasconcelos,

1207 palavras 5 páginas
RESENHA DO ARTIGO: “Educação Popular: De Uma Prática Alternativa a uma Estratégia de Gestão participativa das Políticas de Saúde”, de Eymard Mourão Vasconcelos, em PHYSIS: revista de saúde coletiva, Rio de Janeiro 14(1) 67-83, 2004.

Roberta Nascimento Leães

Porto Alegre, Julho de 2012.

A educação popular e a sua relação com a saúde: Uma reflexão sobre a Rede de Educação Popular e Saúde

O artigo “Educação Popular: De Uma Prática Alternativa a uma Estratégia de Gestão participativa das Políticas de Saúde”, de Eymard Mourão Vasconcelos, foi publicado originalmente na Revista Physis. 1 Neste artigo, o autor traz uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido pela Rede de Educação Popular em Saúde ao longo dos seus quarenta anos de atuação, destacando as mudanças ocorridas na forma de se pensar a saúde no Brasil ao longo deste período. Sendo assim, este artigo é basilar para aqueles que pretendem conhecer como foi possível a inserção dos setores excluídos da sociedade na formulação de práticas de saúde, tanto em questões políticas como em questões culturais.

O texto inicia mostrando a origem da Educação Popular em Saúde, derivada do método de Educação Popular desenvolvido por Paulo Freire. Segundo o autor, durante a ditadura militar (1964-1985), houve um direcionamento estatal voltado ao fortalecimento da economia. Com isto, os serviços da área social, tanto na área educacional quanto, principalmente, na área de saúde, foram delegados ao setor privado. Devido à forte repressão aos movimentos políticos contestatórios, coube à igreja católica fornecer elementos para que fossem desenvolvidas práticas voltadas às populações desassistidas, ou seja, um modo de transformar a sociedade sem envolvimento político/partidário. Na área da saúde, foram criados serviços comunitários de saúde desvinculados do estado, desenvolvendo um relacionamento mais estreito entre os profissionais de saúde e a população local.

Apesar

Relacionados

  • Sumário geral das revistas serviço social e sociedade
    14101 palavras | 57 páginas