Resenha do artigo “educação escolar e higienização da infância”, de heloísa helena pimenta rocha.

Páginas: 2 (354 palavras) Publicado: 26 de março de 2012
O presente artigo analisa o modelo de educação sanitária desenvolvido pelo Instituto de Higiene de São Paulo, fundado no início do século 20. Através de documentos elaborados pelo Departamento deHigiene Escolar dessa instituição, pode-se entender um pouco mais das representações de infância que eram vigentes na época, bem como as ações esperadas da escola primária enquanto imprescindível naexecução dessa proposta de educação para higienização individual e coletiva.
O que se evidencia com a leitura do texto é que, ao considerar os problemas sanitários como sendo de ordem educativa o Dr.Antônio de Almeida Junior coloca a instituição escolar em uma posição central nessa política. Para tanto, a escola tinha exatamente o perfil e o alcance desejados, afinal, era vista como um local parainculcação de hábitos e de disciplinamento infantil e que, quando bem executados, ainda ultrapassariam os limites de seus portões.
Outro ponto a salientar é o valor dado a plasticidade infantil – físicae mental - e a capacidade de “modelagem” – de hábitos e de corpo - que seria possível nessa fase a ponto de colocar a prevenção realizada na fase adulta pouco ou nada eficaz. E, novamente, a escola éapontada como a única capaz de realizar tal tarefa. Parece até agressivo ler isso no texto, mas a escola de hoje ainda desempenha esse papel de modeladora, quando controla, restringe e legitimadeterminados tipos de ações e atitudes sob seu teto, e que, obviamente, influencia os modos de viver para além de seus muros.Sob meu ponto de vista, para que esse modelo fosse totalmente eficaz, comoprevia a nova política sanitária paulista, o professor ficaria a mercê desses cuidados todos e me parece que assumiria muito mais um papel de controlador do que de educador. Embora, ainda exista a práticade escolas participarem de campanhas para prevenção de doenças e promoção da saúde, essas demonstram um caráter educativo e não dogmático - como ocorria na época referida. Além disso, a escola não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E HIGIENIZAÇÃO:
  • A infância e a educação escolar indigena
  • Resenha do artigoMedicina,Educação e psiquiatria para a infância
  • Resenha do artigo “RACISMO E APRENDIZAGEM ESCOLAR”
  • Resenha do livro "Os Intelectuais da Educação" de Helena Bomeny
  • Resenha sobre educação escolar e cultura
  • Resenha de Artigo
  • Resenha do artigo Orientacao para educacao financeira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!