RESENHA DO ARTIGO CIENTÍFICO O ENSINO DO ATLETISMO INSERIDO NA METODOLOGIA CRÍTICO-SUPERADORA: ANÁLISES A PARTIR DA REALIDADE ESCOLAR MARINGÁ/ PARANÁ 2009

862 palavras 4 páginas
RESENHA DO ARTIGO CIENTÍFICO
O ENSINO DO ATLETISMO INSERIDO NA METODOLOGIA
CRÍTICO-SUPERADORA: ANÁLISES A PARTIR DA REALIDADE ESCOLAR
MARINGÁ/ PARANÁ
2009

A proposta do artigo é trabalhar com o atletismo com alunos da quinta série do ensino fundamental, do Colégio Estadual Jardim Independência na cidade de Sarandì/PR. Usando a metodologia de Critico-Superadora nas aulas de Educação Física, usando aspectos historico-sociais da cultura corporal.
As aulas foram divididas em três fases contínuas: sendo a primeira é discutido com os alunos os conteúdos e objetivos, para a execução das atividades propostas, a segunda o aluno irá refletir conteúdo explicado pelo professor, e a terceira fase quando se chegam as conclusões e para avaliações futuras. A metodologia da critico-superadora leva a criança, a além do senso comum, de acordo com PCN o atletismo na escola deve ser trabalho dentro do contexto histórico, cultural e técnico com a mediação do professor. Este esporte é pouco trabalhado nas escolas, pois a cultura brasileira é mais voltada para esportes com bola, o futebol, por exemplo, o que leva os alunos a praticarem mais e terem mais conhecimento desse esporte.
Na escola onde foi feito este trabalho os professores, não disponham de uma infra-estrutura adequada para as aulas, fazendo as aulas na rua, o que é não apropriado, para a prática do atletismo escolar, além das turmas ser de aproximadamente trinta e oito alunos. O conteúdo foi desenvolvido em vinte e nove encontros aula, subdivididos em oito momentos temáticos. Após estudos aplicados para as aulas, voltou-se para o atletismo, com a metodologia critico-superadora, nessa abordagem surgem possibilidades de novas oportunidades numa práxis das ciências sociais e humanas.
Os alunos recém chegados da 4º série tiveram algumas dificuldades nas aulas, principalmente na ortografia e de refletiram sobre a realidade social que eles vivem. Os professores ficaram preocupados com o resgate das aulas para que os

Relacionados